Home > Para Profissionais da Saúde > Novidades > Clipping > 1ª Conferência sobre Câncer de Pulmão, promovida pelo Instituto de Oncologia Kaplan e Hospital Ernesto Dornelles, atinge objetivos

1ª Conferência sobre Câncer de Pulmão, promovida pelo Instituto de Oncologia Kaplan e Hospital Ernesto Dornelles, atinge objetivos

15-05-2014

A 1ª World Conference on Lung Cancer, realizada neste sábado, dia 10, no Anfiteatro Bruno Marsiaj, do Hospital Ernesto Dornelles, foi um sucesso. A avaliação é do diretor técnico do Serviço de Oncologia do Hospital e do Instituto de Oncologia Kaplan, Dr. André Brunetto. Para o especialista, o envolvimento dos médicos presentes na discussão dos temas propostos foi extremamente positivo.

 “Todos saímos enriquecidos do debate e, certamente, teremos aplicação prática e imediata dos conhecimentos adquiridos em nossas vidas profissionais”. Ainda conforme Dr. Brunetto, a presença de dezenas de médicos especialistas esteve dentro do esperado por tratar-se da primeira edição da Conferência na América Latina. “Queremos que o evento se consolide nos próximos anos, o que será de grande proveito para a comunidade médica do Estado e a os pacientes como um todo”, frisa.

O coordenador do evento explica que foram discutidas informações fornecidas pelos melhores cases apresentados no 15th World Conference on Lung Cancer, realizado em outubro de 2013, em Sidney, na Austrália. “A iniciativa do Conselho Diretor da IASLC (International Association of the Study of Lung Cancer), de realizar eventos regionais “Best of WCLC” tem como objetivo levar as informações clínicas mais relevantes apresentadas no evento global à comunidade médica que não teve a oportunidade de ir a Sidney”,resume Dr. Brunetto.

No campo da Oncologia foram discutidos avanços recentes nas chamadas “terapias-alvo”. “Medicamentos deste tipo visam bloquear alvos moleculares específicos, responsáveis pelo crescimento desordenado dos tumores malignos”, relata o especialista. Ainda conforme Brunetto, também por serem medicações com alvos específicos, diferente das quimioterapias tradicionais, que agem no tumor e em células sadias do corpo humano, essas novas medicações tendem a provocar efeitos adversos mais brandos nos pacientes que a utilizam.


Nas sessões de Medicina Nuclear e Radiologia, foram abordados avanços no diagnóstico precoce e estadiamento das neoplasias pulmonares, ou seja, o dimensionamento dos tumores, através do uso de novas tecnologias como o PET-TC e tomografias de baixa-dose. Já na sessão de Cirurgia Torácica, o foco de discussão esteve em torno de procedimentos minimamente invasivos e ressecções sublobares que são retiradas de partes muito pequenas do pulmão.

Veículo
http://agenciaseiva.com.br/

Todos os clippings

Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
Unidade de Tratamento Intensivo - UTI 8 andar: Somente um visitante por paciente internado, sem revezamento. Horário: das 10h às 10h30min (leitos pares); Horário: das 16h às 16h30min (leitos ímpares).

Emergência: Um visitante por paciente. Horário das 11h às 11h20min (leitos pares); Horário: das 15h30min às 15h50min (leitos ímpares).

Unidade de Internação, pacientes COVID 19(suspeita ou confirmado) e Unidade de Cuidados Especiais - UCE: Visitas Suspensas.