Fiocruz aposta em jogos virtuais para comunicação em saúde
Instituto desenvolveu interação em ferramentas, como o jogo para comunicação em saúde, que aborda a vida de pessoas com Aids
Os jogos virtuais voltados para a área de saúde têm, cada vez mais, funcionado
como um passatempo e uma ferramenta que permite influir no aprendizado e no
cuidado da saúde por crianças e adolescentes.
O pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e
Tecnológica em Saúde (Icict), da Fiocruz, Marcelo de Vasconcellos, coordena o
projeto "Jogo digital para comunicação em saúde" voltado para jovens que
aborda a vida de pessoas que convivem com a Aids.
O especialista explica que a ferramenta explora como os diversos personagens
lidavam com a realidade da Aids. “Partimos de uma pesquisa que mostrava o
descompasso entre os materiais oficiais de comunicação em saúde tratando da
Aids e os jovens e adolescentes, que seriam alvo deste material. A pesquisa
apontava a necessidade de se contextualizar o conteúdo de saúde para a
realidade cotidiana do jovem, fugindo do formato clínico, tão comum nestes
materiais”, analisa o pesquisador.
O projeto produziu um protótipo com o cenário principal do jogo (uma praça
típica da Zona Norte do Rio de Janeiro) e alguns personagens. “Entretanto, jogos
digitais tridimensionais como este demandam muito tempo e recursos para sua
finalização, e embora o protótipo seja funcional, ainda há muito trabalho a se
fazer. Nosso próximo passo é buscar investimentos para dar continuidade ao
projeto”, acrescenta.
Veículo
SIS Saúde