Home > Para Profissionais da Saúde > Novidades > Clipping > São Lucas da PUCRS atende caso incomum de epilepsia

São Lucas da PUCRS atende caso incomum de epilepsia

Cirurgia foi realizada em um menino de 10 anos com lesão em área nobre do cérebro

30-01-2015

Com mais de 20 anos de experiência na área, o Programa de Cirurgia de Epilepsia do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL (http://www.hospitalsaolucas.pucrs.br/portal/index.php)) realizou com sucesso a cirurgia em um menino uruguaio com quadro incomum da doença. Ele apresentava epilepsia associada ao hamartoma do hipotálamo, em que a lesão localiza­se em uma área nobre do cérebro, de difícil acesso, cujo tratamento é delicado. A epilepsia é uma manifestação de disfunção elétrica no cérebro que ocorre em 1% da população brasileira, com grande impacto na vida das pessoas por provocar crises convulsivas e quedas. Além das crises epilépticas, alguns pacientes têm alterações de comportamento e desenvolvimento cognitivo, especialmente agressividade, autismo e retardo mental.
O atendimento do menino, de 10 anos, foi realizado pelo neurologista André Palmini, pelo neurocirurgião Eliseu Paglioli Neto e demais membros da equipe. O paciente, que reside em Montevidéu, apresentava crises entre cinco a dez vezes ao dia, que estavam se tornando mais intensas, provocando quedas bruscas e perigosas. Utilizando cinco medicamentos antiepilépticos e dois neurolépticos para controle da agitação e agressividade, apresentava como efeitos colaterais sonolência, desequilíbrio e confusão mental.
Em casos como o do paciente, nos quais a lesão está localizada no hipotálamo – uma área nobre, ligada ao controle do movimento, da temperatura corporal, do apetite e da manutenção do equilíbrio do organismo ­, a cirurgia torna­se mais complexa e delicada. Por isso, sem sucesso com alternativas medicamentosas a família foi indicada a procurar o HSL. “Na consulta inicial, apresentei para a mãe a possibilidade de uma cirurgia para desconexão do hamartoma. Expliquei que não é possível esperar um controle total das crises neste caso, mas, sim, uma diminuição da frequência e da intensidade”, explica Paglioli Neto.

Veículo
Setor Saúde

Todos os clippings

Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
Unidade de Tratamento Intensivo - UTI 8 andar: Somente um visitante por paciente internado, sem revezamento. Horário: das 10h às 10h30min (leitos pares); Horário: das 16h às 16h30min (leitos ímpares).

Emergência: Um visitante por paciente. Horário das 11h às 11h20min (leitos pares); Horário: das 15h30min às 15h50min (leitos ímpares).

Unidade de Internação, pacientes COVID 19(suspeita ou confirmado) e Unidade de Cuidados Especiais - UCE: Visitas Suspensas.