Home > Para Profissionais da Saúde > Novidades > Clipping > Unidade móvel tenta combater HIV entre jovens da Capital

Unidade móvel tenta combater HIV entre jovens da Capital

28-01-2015

Porto Alegre recebeu ontem uma unidade móvel equipada para o diagnóstico e prevenção contra o HIV junto à população jovem da Capital. Doado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o ônibus faz parte do projeto Fique Sabendo Jovem, que é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A cerimônia de entrega do veículo teve a presença do vice-prefeito Sebastião Melo, do representante do Unicef no Brasil, Gary Lee Stahl, e de órgãos municipais e federais de saúde e da juventude. 

Porto Alegre é a segunda cidade brasileira a ser contemplada pelo programa, depois de Fortaleza.  A iniciativa se justifica pelo alto índice de casos de HIV, que na Capital é cinco vezes maior do que a média nacional. Além disso, boa parte dos infectados são adolescentes – um índice que não para de crescer. 

“É a única parte do Brasil onde é possível falar em epidemia generalizada. No restante do País, existem populações de risco, mas não temos uma epidemia, como aqui”, alerta Stahl. Outro fator considerado preocupante é a proporção quase igual de diagnóstico entre adolescentes homens e mulheres – no restante do Brasil, a contaminação é mais acentuada entre jovens do sexo masculino. 

Para combater essa situação, o projeto coloca lado a lado profissionais de saúde e movimentos voltados à juventude, buscando um contato mais fácil com pessoas entre 15 e 24 anos. “O ônibus vai onde estão os jovens, e eles vão conversar diretamente com outros jovens sobre o assunto. É um diálogo direto, e isso traz resultados muito positivos”, afirma Stahl. 

A unidade móvel é equipada para diagnosticar HIV, sífilis e hepatite B, e os funcionários estarão capacitados para prestar orientação a jovens em situação de risco para contágio por doenças sexualmente transmissíveis. Estão previstas ações junto à rede pública de ensino e a adolescentes cumprindo medidas socioeducativas. O ônibus possui dois consultórios e uma sala de apoio e tem capacidade para dar o diagnóstico em até 30 minutos. Os primeiros roteiros da unidade móvel devem ser definidos nos próximos dias.

Veículo
Jornal do Comércio

Todos os clippings

Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
Unidade de Tratamento Intensivo - UTI: Somente um visitante por paciente internado, sem revezamento. Horário: das 10h às 10h30min (leitos pares UTI); Horário: das 16h às 16h30min (leitos ímpares UTI).

Emergência: das 11h às 11h20min.

Unidade de Internação: Somente um visitante por paciente internado, sem revezamento. Horário: das 16h às 17h.

Unidade de Cuidados Especiais - UCE: Somente um visitante por paciente internado, sem revezamento. Horário: das 9h às 9h30min.