Home > Para Profissionais da Saúde > Novidades > Clipping > A faxina no templo

A faxina no templo

24-12-2014

Lucas fala da preocupação de Jesus com a inutilidade do enriquecimento. Porque a vida verdadeira de uma pessoa não pode ser medida pelas coisas que ela tem. 

Mas quem quer saber de Lucas numa hora destas? O Papa parece querer. Francisco anda atrás de Jesus e dos evangelistas como há muito a Igreja não andava. Tanto que nesta semana, falando para o alto clero, passou um pito na estrutura de poder do Vaticano e atacou os vendilhões. 

Tem gente dentro da Igreja apegada à riqueza, disse o Papa num recado à Cúria, à burocracia da Santa Sé. Que tem, além dos apegados a bens, os fofoqueiros, os infiéis ao Evangelho, os omissos. Foi o que disse o Papa. 

Vi na TV a cara dos cardeais ouvindo o discurso e imagino a cara dos que ouviam Jesus nos sermões em que condenava o egoísmo, a acumulação, os que queriam mais do que a comida e a roupa do corpo. 

Você vai ouvir de alguém: mas como Jesus era ingênuo. Pense nisso e naquela perguntinha simples, bem de Natal: que Jesus anda por aí hoje, além do Jesus dos presépios, que nos enternece e não nos incomoda? 

Veja que o Papa listou 15 “doenças” da alta hierarquia da Igreja. Estas são algumas, além das já citadas: esquizofrenia existencial (vida dupla, falsidade), exibicionismo, narcisismo, sentimento de imortalidade, rivalidades, os círculos fechados e a falta de humor. 

Me lembrei então de monsenhor Augusto Dalvit, que morreu na semana passada. Há sete anos, passei três dias com o monsenhor. Escrevi em ZH parte da história do poderoso porta-voz da Cúria Metropolitana de Porto Alegre que no fim de vida era apenas o modesto capelão do Hospital Ernesto Dornelles. 

Vivia num quartinho do hospital. Aquietava doentes e parentes, orava pelos corredores, encomendava almas. 

Ficou curvado de tanto rezar. No último dia da nossa conversa, me disse: 

– Me pergunto como é a vida no Céu. Como é Deus? Não é preciso saber, é preciso chegar lá. Isso não me perturba. 

O que sabem os cardeais e os poderosos da Igreja que ouviram o pito do Papa? Que Jesus inspira seus gestos? O que monsenhor Dalvit tinha que eles não têm? E o que muda com o puxão de orelhas? 

A Cúria é a Petrobras do Papa. Alguém, em algum momento, precisa fazer a limpeza do templo.

Veículo
Zero Hora

Todos os clippings

Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
Unidade de Tratamento Intensivo - UTI: Somente um visitante por paciente internado, sem revezamento. Horário: das 10h às 10h30min (leitos pares UTI); Horário: das 16h às 16h30min (leitos ímpares UTI).

Emergência: das 11h às 11h20min.

Unidade de Internação: Somente um visitante por paciente internado, sem revezamento. Horário: das 16h às 17h.

Unidade de Cuidados Especiais - UCE: Somente um visitante por paciente internado, sem revezamento. Horário: das 9h às 9h30min.