A faxina no templo
Lucas fala da preocupação de Jesus com a inutilidade do enriquecimento. Porque a vida verdadeira de uma pessoa não pode ser medida pelas coisas que ela tem.
Mas quem quer saber de Lucas numa hora destas? O Papa parece querer. Francisco anda atrás de Jesus e dos evangelistas como há muito a Igreja não andava. Tanto que nesta semana, falando para o alto clero, passou um pito na estrutura de poder do Vaticano e atacou os vendilhões.
Tem gente dentro da Igreja apegada à riqueza, disse o Papa num recado à Cúria, à burocracia da Santa Sé. Que tem, além dos apegados a bens, os fofoqueiros, os infiéis ao Evangelho, os omissos. Foi o que disse o Papa.
Vi na TV a cara dos cardeais ouvindo o discurso e imagino a cara dos que ouviam Jesus nos sermões em que condenava o egoísmo, a acumulação, os que queriam mais do que a comida e a roupa do corpo.
Você vai ouvir de alguém: mas como Jesus era ingênuo. Pense nisso e naquela perguntinha simples, bem de Natal: que Jesus anda por aí hoje, além do Jesus dos presépios, que nos enternece e não nos incomoda?
Veja que o Papa listou 15 “doenças” da alta hierarquia da Igreja. Estas são algumas, além das já citadas: esquizofrenia existencial (vida dupla, falsidade), exibicionismo, narcisismo, sentimento de imortalidade, rivalidades, os círculos fechados e a falta de humor.
Me lembrei então de monsenhor Augusto Dalvit, que morreu na semana passada. Há sete anos, passei três dias com o monsenhor. Escrevi em ZH parte da história do poderoso porta-voz da Cúria Metropolitana de Porto Alegre que no fim de vida era apenas o modesto capelão do Hospital Ernesto Dornelles.
Vivia num quartinho do hospital. Aquietava doentes e parentes, orava pelos corredores, encomendava almas.
Ficou curvado de tanto rezar. No último dia da nossa conversa, me disse:
– Me pergunto como é a vida no Céu. Como é Deus? Não é preciso saber, é preciso chegar lá. Isso não me perturba.
O que sabem os cardeais e os poderosos da Igreja que ouviram o pito do Papa? Que Jesus inspira seus gestos? O que monsenhor Dalvit tinha que eles não têm? E o que muda com o puxão de orelhas?
A Cúria é a Petrobras do Papa. Alguém, em algum momento, precisa fazer a limpeza do templo.
Veículo
Zero Hora