Home > Para Profissionais da Saúde > Novidades > Clipping > Congresso Mundial sobre Acidente Vascular Cerebral

Congresso Mundial sobre Acidente Vascular Cerebral

Neurologista do Hospital Moinhos de Vento participa do evento

24-10-2014

A Chefe do Serviço Médico de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos e Presidente da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares (SBDCV), Sheila Martins, participa do 9° Congresso Mundial de AVC (World Stroke Congress), que será realizado até o 25 de Outubro, em Istambul, na Turquia. O Congresso, que é a maior reunião de especialistas na área, visa reforçar o trabalho de combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) em todas as partes do mundo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cada seis segundos uma pessoa morre devido ao Acidente Vascular Cerebral no mundo. Atualmente a doença é considerada a principal causa de morte no Brasil e a segunda causa de morte no mundo. Com o intuito de conscientizar a população, no dia 29 de outubro celebra-se o Dia Mundial de Combate ao AVC.

A Neurologista participará da Mesa-redonda chamada “Influenciando Agendas para aumentar recursos para Serviços e Pesquisa em AVC” e palestrará sobre o tema “Trabalhando em conjunto para Influenciar o Governo Brasileiro”. A especialista do Moinhos de Vento auxilia o Ministério da Saúde na implantação dos Centros de AVC no país desde 2008. “Este projeto tem sido considerado um modelo para outros países em desenvolvimento. Elaboramos uma política nacional que prioriza o atendimento destes pacientes na urgência, resultando em melhorias no atendimento, capacitando os profissionais da saúde e educando a população sobre a doença. Em menos de um ano, conseguimos aprovar R$ 10 milhões para pesquisar a doença no Brasil, o que é muito importante para o desenvolvimento na área”, destaca.

Sheila salienta que o evento proporciona o encontro de especialistas de todo o mundo que se atualizam com o que há de mais moderno na prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, além de proporcionar discussões sobre as formas de implementar os tratamentos e melhorar o atendimento do AVC no mundo. “Será uma oportunidade para falar sobre como foi a elaboração do Plano Nacional para o atendimento que culminou em uma portaria publicadaem abril de 2012, que aprova o tratamento trombolítico para o AVC no SUS (medicação dada na veia até 4,5 horas do início dos sintomas para restaurar a circulação cerebral, diminuindo ou até evitando sequelas) e estabelece os critérios para habilitação de Centros de AVC no país com recursos para que os hospitais possam atender os pacientes em Unidades de AVC - em uma unidade específica para o cuidado destes pacientes e com uma equipe multidisciplinar, que comprovadamente diminui mortalidade e sequelas da doença. Este projeto realizado junto ao Governo tem sido considerado um modelo para outros países em desenvolvimento”, finaliza.

Veículo
SIS Saúde

Todos os clippings


Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
UCE (01 Familiar):
10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30

Emergência (01 Familiar):
Leitos Pares: 11:00 às 11:20
Leitos Ímpares: 15:00 às 15:20

UTI (02 Familiar):
Leitos Pares 10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30 / 19:30 às 20:00

Unidade de Internação :
(02 familiares, sendo 01 por vez)
08hs às 21:00
Permanência de 30 min