Home > Para Profissionais da Saúde > Novidades > Clipping > POR UMA VIDA ROSA

POR UMA VIDA ROSA

POR MAIRA CALEFFI*

11-10-2014

Estamos no período do ano de maior relevância simbólica para quem luta contra o câncer de mama. No mundo todo, instituições, governos, celebridades, pacientes e profissionais da saúde erguem bem alto a bandeira da prevenção a uma das doenças que mais vitima as gaúchas. É o Outubro Rosa.

Muito se tem feito no combate ao câncer de mama, mas há ainda muito por fazer. Em 2012, após intenso trabalho, conseguimos que fosse aprovada a Lei dos 60 Dias, que garante o tratamento ao paciente com câncer em até dois meses após o diagnóstico. Foi uma grande conquista para a população brasileira.

Muitas outras vitórias obtemos diariamente, na luta contra a doença em cada uma das pacientes que atendemos no Núcleo Mama do Hospital Moinhos de Vento, onde trabalhamos com equipe multiprofissional, atendimento ágil e completo, do diagnóstico à reabilitação física e psicológica.

No combate ao câncer de mama, a detecção precoce deve ser sempre privilegiada. Com o câncer identificado (pela paciente, por seu clínico ou ginecologista), o tratamento deve ser orientado por um olhar multidisciplinar, com uma equipe treinada e protocolos baseados em evidências científicas. O diagnóstico precoce faz com que as chances de cura sejam de até 95% e os tratamentos sejam menos agressivos.

Esses esforços, com as mobilizações do Outubro Rosa, caminham no sentido de conter os índices assustadores de incidência e mortalidade da doença no Estado. Em Porto Alegre, são 125 casos novos em cada 100 mil mulheres. O aumento da expectativa de vida e a obesidade de nossa população só fazem crescer os registros de casos novos de câncer de mama.

Que o rosa deste outubro sirva como alerta para gaúchos e gaúchas, para que façam exames periódicos com o seu médico, realizem mamografia de rotina e controlem o peso e o sedentarismo. Que a cor deste mês estimule pacientes, em qualquer fase da doença, pois a pesquisa e o conhecimento avançam, propiciando tratamentos mais personalizados e melhores resultados.

*CHEFE DO SERVIÇO MÉDICO DE MASTOLOGIA E COORDENADORA DO NÚCLEO MAMA MOINHOS E NÚCLEO MAMA PORTO ALEGRE DO HOSPITAL MOINHOS DE VENTO

Veículo
Zero Hora

Todos os clippings

Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
Unidade de Tratamento Intensivo - UTI: Somente um visitante por paciente internado, sem revezamento. Horário: das 10h às 10h30min (leitos pares UTI); Horário: das 16h às 16h30min (leitos ímpares UTI).

Emergência: das 11h às 11h20min.

Unidade de Internação: Somente um visitante por paciente internado, sem revezamento. Horário: das 16h às 17h.

Unidade de Cuidados Especiais - UCE: Somente um visitante por paciente internado, sem revezamento. Horário: das 9h às 9h30min.