Home > Para Profissionais da Saúde > Novidades > Clipping > Novos estudos evidenciam brechas do HIV

Novos estudos evidenciam brechas do HIV

10-10-2014

Em um impulso à longa busca pela vacina contra a aids, artigos publicados quarta-feira nas revistas Science e Nature descreveram a estrutura e a atuação do “espinho” do HIV, que lhe permite penetrar nas células imunológicas.

Esses espinhos permitem ao núcleo viral entrar nas células e forçá-las a produzir cópias do HIV. Os novos vírus rompem membranas e entram na corrente sanguínea, onde passam a infectar outras células do sistema imunológico. Como consequência, a defesa do organismo contra micróbios e outros invasores fica abalada. Interromper esse processo é o principal objetivo dos criadores de vacinas, mas, por três décadas, essa meta tem sido impedida pela complexa mudança de formato do espinho. Os novos estudos apresentam as imagens mais detalhadas até o momento das moléculas gp120 e gp41, que formam a superfície dessa protuberância.

Cientistas conseguiram observar a estrutura e as mudanças no formato de sua superfície. Em sua forma predominante, ela é fechada e sofre mutação rapidamente para enganar o sistema imunológico, com a exceção de uma tropa de elite, chamada de anticorpos amplamente neutralizadores. Segundo os cientistas, estes anticorpos, até agora descobertos em apenas uma pequena quantidade de pessoas infectadas pelo HIV, provavelmente são os melhores candidatos para uma vacina.

Veículo
Zero Hora

Todos os clippings

Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
Unidade de Tratamento Intensivo - UTI 8 andar: Somente um visitante por paciente internado, sem revezamento. Horário: das 10h às 10h30min (leitos pares); Horário: das 16h às 16h30min (leitos ímpares).

Emergência: Um visitante por paciente. Horário das 11h às 11h20min (leitos pares); Horário: das 15h30min às 15h50min (leitos ímpares).

Unidade de Internação, pacientes COVID 19(suspeita ou confirmado) e Unidade de Cuidados Especiais - UCE: Visitas Suspensas.