Paraná apura suspeita de ebola
Um paciente com suspeita de ebola vindo da África foi isolado em uma unidade de saúde em Cascavel (a 498 quilômetros de Curitiba). Diante da gravidade do casi, o local está sendo esvaziado, com pacientes transferidos. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, é o primeiro caso suspeito da doença que foi notificado por uma prefeitura neste ano.
Trata-se de um homem, que voltou há nove dias da África e passou pela Guiné. Ao lado de Serra Leoa e Libéria, a Guiné é um dos três países que mais registraram casos de morte pela doença no continente. O atual surto de ebola, o pior que se tem conhecimento, já havia matado 3.879 pessoas até 5 de outubro, segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O paciente em Cascavel apresenta quadro de febre alta e hemorragia. Além de ebola, Estado e prefeitura trabalham com a suspeita de que seja um caso de malária ou dengue hemorrágica. Por precaução, todos os pacientes antes em tratamento na unidade estão sendo transferidos para hospitais da região. Uma equipe do governo paranaense se deslocou ontem à noite de Curitiba para Cascavel a fim de acompanhar o caso, que foi informado ao Ministério da Saúde.
Veículo
Zero Hora