Home > Novidades > Público Geral > Notícias > Único medicamento recomendado em bula para tratamento da Covid-19 está sendo utilizado no Hospital Ernesto Dornelles

Único medicamento recomendado em bula para tratamento da Covid-19 está sendo utilizado no Hospital Ernesto Dornelles

06-07-2021

O Hospital Ernesto Dornelles está disponibilizando aos pacientes internados com Covid-19 o tratamento com o remdesivir, único medicamento disponível e recomendado em bula para a doença. O antiviral foi aprovado em março de 2021 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e auxilia na diminuição do período de internação e na necessidade de intubação dos pacientes. 

A pneumologista e gestora dos fluxos assistenciais do HED, Juliana Cardozo Fernandes, explica que o remdesivir é utilizado em pacientes maiores de 12 anos e com peso acima de 40kg. “O medicamento age no organismo combatendo a replicação do vírus. Ele é indicado para quem desenvolveu as formas moderada e grave da Covid-19 e necessita de suplementação de oxigênio”. 

O remdesivir foi aprovado para uso exclusivo em hospitais. Ele possui aplicação intravenosa, que precisa ser realizada com acompanhamento médico. O tratamento dura entre 5 e 10 dias, dependendo da resposta de cada paciente. 

Eficácia do remdesivir

Uma pesquisa realizada com pacientes com quadros graves e moderados de Covid-19 e publicada no New England Journal of Medicine, mostrou que o uso do antiviral acelerou a recuperação, diminuindo em 5 dias, em média, o tempo de internação para formas moderadas da doença.

O remdesivir já auxiliou no combate de outros tipos de coronavírus, o SARS (síndrome respiratória aguda grave) e o MERS (síndrome respiratória do Oriente Médio). Ele está sendo utilizado nos Estados Unidos desde maio e possui registro de uso emergencial aprovado no Canadá, Austrália, Suíça e União Europeia.

No Brasil, o uso do medicamento é restrito a hospitais, não sendo comercializado em farmácias.

Todas as notícias

Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
Unidade de Tratamento Intensivo - UTI 8 andar: Somente um visitante por paciente internado, sem revezamento. Horário: das 10h às 10h30min (leitos pares); Horário: das 16h às 16h30min (leitos ímpares).

Emergência: Um visitante por paciente. Horário das 11h às 11h20min (leitos pares); Horário: das 15h30min às 15h50min (leitos ímpares).

Unidade de Internação, pacientes COVID 19(suspeita ou confirmado) e Unidade de Cuidados Especiais - UCE: Visitas Suspensas.