Home > Novidades > Público Geral > Notícias > HED recebe protótipo para tratamento de pacientes com Covid-19 da PUCRS

HED recebe protótipo para tratamento de pacientes com Covid-19 da PUCRS

04-06-2021

O Hospital Ernesto Dornelles recebeu quinze protótipos conectores para cateteres de alto fluxo para serem utilizados no tratamento de pacientes com Covid-19 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A entrega foi realizada nesta segunda-feira, 31/05, pelo diretor do IDEIA - Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS, professor Eduardo Giugliani, e pelo responsável pelas Relações Institucionais do Gabinete da Reitoria da PUCRS, professor Solimar dos Santos Amaro, representando a Reitoria da PUCRS. Este é o terceiro projeto realizado em parceria entre as duas instituições. 

Fabricado através de impressão 3D pelo Tecnopuc FabLab (laboratório de criatividade e prototipagem da PUCRS), o dispositivo exerce a função de um adaptador, que, acoplado às estruturas de suplementação de oxigênio e ar comprimido do hospital, permite a instalação de um cateter de alto fluxo que dobra a quantidade de oxigênio fornecida, por minuto, ao paciente. A peça possui o formato de Y e pesa 22g.

O professor Eduardo Giugliani explica que o protótipo foi desenvolvido por uma forte ação interdisciplinar, contando com a participação de oito áreas da Universidade, e que ainda está em fase de testes. “Ele está registrado em todos os órgãos de pesquisa da Universidade e Comitês de Ética em Pesquisa. Os dados coletados e informados à PUCRS serão fundamentais para a requalificação do protótipo nesta fase de desenvolvimento da pesquisa. No Hospital São Lucas, ele já foi utilizado  em mais de 200  pacientes com resultados muito positivos”. Atualmente, já são 76 dispositivos compartilhados, que estão em fase de uso e teste em oito hospitais gaúchos e um de Minas Gerais. 

Uso dos dispositivos no HED

No Hospital Ernesto Dornelles, os protótipos serão utilizados nas unidades de internação Covid-19 sob a supervisão de uma equipe multidisciplinar formada por profissionais da enfermagem, fisioterapeutas, médicos e biomédicos. Para a pneumologista e gestora de fluxos assistenciais do HED, Dra. Juliana Cardozo Fernandes, que participará dos testes, o dispositivo é de extrema importância por possibilitar a redução de intubação. “Essa iniciativa propicia que os nossos pacientes tenham maior acesso ao suporte ventilatório não invasivo. Esses equipamentos estavam, inclusive, em falta no mercado nos últimos meses”.

HED e PUCRS: um convênio de cooperação

A parceria entre o HED e a PUCRS iniciou no final de 2019 através do Centro de Inovação e Tecnologia da Saúde (CITS) do Hospital que está, atualmente, acelerando mais dois projetos com o IDEIA nas áreas de fisioterapia e engenharia clínica.

Segundo o Superintendente Administrativo em exercício do HED, Everton Luiz Meyer Morais, a aproximação entre as universidades e os hospitais é o caminho para o desenvolvimento da medicina no Brasil. “Nós estamos muito felizes em participar destes projetos de inovação. É por meio da união de diferentes atores e conhecimentos que iremos aperfeiçoar os serviços de saúde oferecidos no País”.

O responsável pelas Relações Institucionais da PUCRS, professor Solimar dos Santos Amaro, enfatizou a importância da parceria, destacando que faz parte da missão da PUCRS estreitar o relacionamento com instituições que são referência no Estado. "Estávamos ansiosos para que o material chegasse aqui".

Todas as notícias


Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
UCE (01 Familiar):
10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30

Emergência (01 Familiar):
Leitos Pares: 11:00 às 11:20
Leitos Ímpares: 15:00 às 15:20

UTI (02 Familiar):
Leitos Pares 10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30 / 19:30 às 20:00

Unidade de Internação :
(02 familiares, sendo 01 por vez)
08hs às 21:00
Permanência de 30 min