Home > Novidades > Público Geral > Notícias > Síndrome do Intestino Irritável: como identificar?

Síndrome do Intestino Irritável: como identificar?

28-05-2021

A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é uma alteração do ritmo intestinal que provoca dores abdominais associadas a períodos de constipação, diarreia ou uma alternância entre os dois. Considerada uma das doenças mais comuns relacionadas à saúde digestiva, a SII tem como principal característica a dor na região abdominal.

Segundo o coordenador do Serviço de Gastroenterologia do Hospital Ernesto Dornelles, Dr. Guilherme Sander, episódios isolados de diarreia ou constipação, sem dor, não caracterizam a Síndrome. “O médico deve ser procurado sempre que os sintomas forem suficientemente desconfortáveis, atrapalhando a qualidade de vida, ou com sinais de alerta: perda de peso inexplicada, anemia, fezes com sangue, ocorrências que interrompem o sono, história familiar de câncer de intestino ou mudança de hábito intestinal recente em pessoas acima de 45 anos”.

Diagnóstico

A maioria dos diagnósticos é realizada por meio de avaliação clínica, com análise do histórico do paciente e exame físico. Entretanto, o gastroenterologista explica: “dependendo do quadro e das características dos sintomas, em alguns casos, são indicados exames complementares para afastar problemas que possam ter sinais semelhantes. Nem sempre eles são necessários”.

A causa da SII ainda é desconhecida, mas alguns fatores podem contribuir para o seu surgimento. “Distúrbios de motilidade intestinal (movimentos realizados para expelir o bolo fecal do organismo), aumento da sensibilidade à dor na região abdominal, estresse, má-alimentação, entre outros. Provavelmente, o peso de cada fator é diferente em cada pessoa”.

Tratamento

É feito através de mudanças nos hábitos alimentares, prática de atividade física, reafirmação do diagnóstico e do bom prognóstico e tratamento de condições psiquiátricas associadas. Em algumas situações, pode ser necessária a utilização de medicamentos.

O tratamento ameniza os sintomas bem como melhora a qualidade de vida. “Doenças funcionais do aparelho digestivo, como dispepsia funcional e Síndrome do Intestino Irritável, chegam a afetar até 80% dos dias de trabalho, prejudicando em especial a capacidade para atividades intelectuais”. 

Dicas

Para quem possui a Síndrome do Intestino Irritável, o Dr. Guilherme Sander sugere: “manter uma alimentação saudável, sem obsessão exagerada, atividade física (também sem exageros) e, quando necessário, buscar o acompanhamento de um médico que conheça bem a Síndrome e que possa passar segurança no diagnóstico e no tratamento”.

Todas as notícias


Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
UCE (01 Familiar):
10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30

Emergência (01 Familiar):
Leitos Pares: 11:00 às 11:20
Leitos Ímpares: 15:00 às 15:20

UTI (02 Familiar):
Leitos Pares 10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30 / 19:30 às 20:00

Unidade de Internação :
(02 familiares, sendo 01 por vez)
08hs às 21:00
Permanência de 30 min