Home > Novidades > Público Geral > Notícias > Aprendizado, ciência e confiança para vencer a pandemia

Aprendizado, ciência e confiança para vencer a pandemia

25-05-2021

Estamos em um momento muito complexo na luta contra a pandemia. A ampla disseminação do vírus nos traz o alerta de que precisamos redobrar os cuidados preventivos: uso de máscara, constante higienização das mãos e manter o distanciamento social. A vacina, que aos poucos amplia a chegada a grupos prioritários, nos lembra também que presenciamos uma fase ímpar de avanços científicos e uma união histórica de cientistas, pesquisadores e profissionais da saúde, em todo o mundo, em prol da saúde e da vida.

A pneumologista Dra. Juliana Cardozo Fernandes, gestora de fluxos assistenciais do HED, afirma: “Desde o início da pandemia, vivemos a construção do conhecimento. Não há dúvida de que o grande controle da pandemia é a vacina. Imunidade é prevenção, e isso é o mais importante. Claro que precisamos estudar tratamentos, e muitos parecem ser promissores, porém o fundamental é evitar a doença”.

Fé na Ciência
A pneumologista ressalta o importantíssimo papel da ciência na busca de soluções para vencer ou, pelo menos, conter a ação do vírus. “Surgem tratamentos promissores, como o do plasma convalescente, corticoides, anticoagulantes e imunobiológicos, como o Tocilizumabe, que, se usados no momento adequado, podem ajudar no tratamento”, assegura a Dra. Juliana, lembrando, no entanto, que todos ainda estão em fase de estudos.

A médica é unânime em garantir que o grande ganho de toda essa batalha é, justamente, a comunicação e interação de pesquisadores do mundo todo, em tempo real. “É uma nova cultura de força-tarefa da ciência, de busca do conhecimento. Uma rede de profissionais de saúde trabalhando rápida e interativamente”, afirma.

Vacina sim!

Para a Dra. Juliana, o grande aprendizado é “usar a estratégia certa no momento certo”, para obter melhores resultados nos tratamentos. Porém, o melhor controle é a vacina. Com a aprovação dos protocolos da ANVISA, temos garantia de segurança e confiança, e quanto mais rápido ela chegar a mais pessoas, poderemos superar a pandemia.

Proteja-se!

Os cuidados preventivos – máscara, álcool em gel, limpeza de mãos e distanciamento social – devem ser mantidos mesmo após a vacinação.

Evite acreditar em notícias falsas. São muitas na internet. Informe-se em sites confiáveis sobre o tema.

Evite a automedicação. Procure sempre a opinião de um médico.

Esta matéria integra a edição de maio da Revista Saúde. Clique aqui e acesse a Revista na íntegra.

Todas as notícias


Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
UCE (01 Familiar):
10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30

Emergência (01 Familiar):
Leitos Pares: 11:00 às 11:20
Leitos Ímpares: 15:00 às 15:20

UTI (02 Familiar):
Leitos Pares 10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30 / 19:30 às 20:00

Unidade de Internação :
(02 familiares, sendo 01 por vez)
08hs às 21:00
Permanência de 30 min