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Dicas para um sono mais tranquilo

25-05-2021

Os benefícios de tempo e qualidade de sono são essenciais para melhor rendimento diário e se relacionam diretamente com qualidade de vida.
As indicações para uma boa noite de sono são simples e eficientes:

1) Exercício físico: realize exercícios aeróbicos de intensidade moderada como caminhadas/corridas, pular corda, subir e descer escadas, dançar e pedalar durante no mínimo 60 minutos, até no máximo 4 horas antes do horário de dormir.

2) Relaxamento: sentado com os pés no chão, execute dez respirações seguidas; deitado contraia e relaxe todos os músculos com toda a força possível por dez vezes consecutivas; realize massagens corporais antes de dormir.

3) Sem ruídos no quarto: desligue televisão, rádio e celular.

4) Cronograma de sono: mantenha o mesmo horário para dormir e acordar.

5) Sem sonecas: evite dormir durante o dia, mesmo que por pouco tempo.

6) Cafeína: Evite bebidas com cafeína por pelo menos 6 horas antes de ir dormir.

Lembre-se: Uma boa noite de sono é imprescindível para limpar o sistema neurológico e para uma boa saúde física e mental.

Estas sugestões foram dadas pela psicóloga Andressa Hermes Pereira, responsável pela área de Neuropsicologia do HED, em entrevista à Revista Saúde. Clique aqui e acesse a edição completa da Revista.

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