Home > Novidades > Público Geral > Notícias > CAMHED amplia abrangência em saúde da mulher

CAMHED amplia abrangência em saúde da mulher

25-05-2021

O Centro de Atenção à Saúde da Mulher do Hospital Ernesto Dornelles - CAMHED, está ampliando os atendimentos e assumindo a centralização de demandas em saúde integral da mulher, providenciando consultas e exames em outras áreas, como nutrição, psicologia, cardiologia, endoscopia, fisioterapia, colonoscopia, sempre observando o perfil e o quadro clínico de cada paciente. Além disso, começará a trabalhar com a preservação de óvulos ou sêmen, para futura fertilização in vitro, especialmente na área de oncofertilidade. 

O gestor do CAMHED, mastologista Dr. Mario Schorr, assegura: “A partir dos atendimentos e avaliações em mastologia e ginecologia, nossa proposta é oferecer uma assistência centralizada nas necessidades individuais da paciente, em termos de prevenção, diagnóstico e manejo precoce, de forma rápida e resolutiva”. Ele ressalta, ainda, a parceria com serviços de diagnóstico e tratamento de outras especialidades, tanto internos, do próprio HED, como de fora da Instituição.

Atuação em oncofertilidade

Integram-se à equipe do CAMHED as ginecologistas Rafaela Donato, especializada em infertilidade, e Razyane Aubibert, especialista em oncologia ginecológica. Elas relatam que muitas pacientes são jovens, que almejam ter filhos, porém alguns tratamentos – principalmente
de tumores ginecológicos - podem afetar o aparelho reprodutor. “Algumas, mesmo que não apresentem nenhuma patologia, preferem ter filhos em outras etapas da vida, por motivos pessoais ou profissionais.

Assim, o CAMHED passa a oferecer o serviço de preservação de óvulos, para posterior fertilização in vitro, caso a paciente assim desejar.” O congelamento de óvulos – e também de sêmen – é realizado em parceria com a Clínica Insemine, responsável por todo o processo de coleta e armazenamento. No CAMHED são realizadas consultas, além de acompanhamento clínico e ecográfico.

Visão integral: comodidade e resolutividade

A facilidade à paciente já começa no agendamento da consulta, pois pode ser feito rapidamente por whatsapp (veja número no Guia de Serviços da Revista Saúde). Após a avaliação ginecomastológica, e seguindo perfil e condições clínicas, o atendimento se amplia para outras investigações e especialidades, se necessário, conforme indicação da avaliação inicial.

A enfermeira Juliana Mallmann explica o processo: “Caso sejam necessários exames mais específicos, nossa secretária já passa o preparo e agenda o procedimento. Da mesma forma, se precisar consultar com médicos de outras especialidades, o CAMHED também realiza
o agendamento. Procuramos aproximar ao máximo as agendas, para maior comodidade à paciente, evitando deslocamentos. Mas, nos casos em que isso não for possível, com certeza a paciente terá todos os exames, consultas e procedimentos marcados, e assim pode se
programar melhor”.

Esta matéria faz parte da edição de maio da Revista Saúde. Clique aqui e acesse a Revista na íntegra.

Todas as notícias

Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
Unidade de Tratamento Intensivo - UTI 8 andar: Somente um visitante por paciente internado, sem revezamento. Horário: das 10h às 10h30min (leitos pares); Horário: das 16h às 16h30min (leitos ímpares).

Emergência: Um visitante por paciente. Horário das 11h às 11h20min (leitos pares); Horário: das 15h30min às 15h50min (leitos ímpares).

Unidade de Internação, pacientes COVID 19(suspeita ou confirmado) e Unidade de Cuidados Especiais - UCE: Visitas Suspensas.