Home > Novidades > Público Geral > Notícias > Adote hábitos saudáveis e previna o câncer!

Adote hábitos saudáveis e previna o câncer!

09-08-2018

O câncer é a segunda doença que mais mata no mundo, perdendo apenas para as cardiovasculares. De acordo com o oncologista do Hospital Ernesto Dornelles, Gabriel dos Anjos, os tipos mais comuns de câncer são: de mama, próstata, pulmão, intestino e colo de útero, por isso, é indispensável a realização de exames preventivos. Contudo, é importante ficar atento a alguns fatores que podem aumentar as chances do surgimento da patologia. “Os fatores de risco são muitos e estamos constantemente expostos a eles. Os mais comuns são: obesidade, não ser fisicamente ativo, tabagismo, uso de álcool e má alimentação”, esclarece.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), é essencial manter uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais e leguminosas pois, com essas práticas, pode-se prevenir de 3 a 4 milhões de novos casos de câncer a cada ano no mundo. “A melhor maneira de reduzir nosso risco, é modificar o hábito de vida. Ser fisicamente ativo (com o peso sob controle), não fumar ou consumir bebidas de álcool. Por exemplo: ao invés de pegar o elevador, porque não usar as escadas? Em vez de ficar a manhã toda em jejum e abusar no almoço, porque não comer uma fruta durante o dia? A ideia é usar todas as oportunidades para estar em movimento e ter uma vida mais saudável”, aconselha.

De acordo com o oncologista, os exames imprescindíveis são aqueles que tem relação com os tipos mais frequentes de câncer. “Conversar com seu médico sobre as melhores maneiras de diagnóstico precoce, que podem incluir mamografia, exame de próstata e o preventivo de colo de útero. A melhor maneira de prevenção para os tipos de câncer listados acima é a vacinação para prevenção do câncer de colo de útero. Esse tipo é plenamente evitável, causado por um vírus que pode ser prevenido com vacina. Fora deste caso, a melhor técnica de prevenção não depende da tecnologia, mas da nossa atitude, adotando hábitos saudáveis”, finaliza.

Fonte: Gabriel dos Anjos, oncologista do Hospital Ernesto Dornelles, CRM/RS 30.903

Todas as notícias

Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
Unidade de Tratamento Intensivo - UTI: das 10h às 10h30min; das 16h às 17h; das 20h30min às 21h


Emergência: das 11h às 11h20min; das 15h30min às 15h50min; e das 21h às 21h20min

Internação: das 9h às 10h; das 16h às 17h; das 20h às 21h

Unidade de Cuidados Especiais - UCE: das 9h às 9h30min; das 15h às 15h30min; das 20h às 20h30min