Home > Novidades > Público Geral > Notícias > O poder da amizade

O poder da amizade

02-08-2018

Dizem que quem tem amigos, tem tudo. E o tudo, é resultado de uma saúde mental equilibrada e muito mais feliz. Um recente estudo publicado no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences revelou que as relações sociais podem, sim, trazer diversos benefícios à saúde e, também, ao bem-estar físico. De acordo com os pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, o isolamento durante a infância aumenta o risco de inflamação e sedentarismo. Porém, tudo muda quando há interação social: a obesidade abdominal diminuiu.

Segundo a psicóloga do Hospital Ernesto Dornelles, Tatiana Galli, a amizade proporciona sentimentos de aceitação, compreensão e trocas de afeto, deixando de lado emoções como a solidão e o isolamento social, ambos relacionados à tristeza e depressão. “Estes sentimentos podem, inclusive, levar a transtornos de humor e a ansiedade”, diz. Por isso, é importante que se mantenha vínculos, incentivando as pessoas na construção da interação social que, segundo a pesquisa, é tão importante quanto ter uma vida saudável com alimentação balanceada e prática de atividades físicas.

A amizade também auxilia em momentos de estresse, trazendo emoções positivas, como destaca Tatiana. “Ter amigos nos dá apoio emocional e faz com que nosso nível de estresse fique mais controlado. E, tendo em vista que o estresse afeta nossa imunidade, pode reduzir então a nossa suscetibilidade à doenças físicas. Assim, a amizade interfere diretamente na nossa qualidade de vida e, consequentemente, na nossa saúde mental”, afirma. Desta forma, a psicóloga reitera que é necessário mantermos um bom relacionamento em todos os setores da vida, sejam eles no ambiente de trabalho ou no pessoal. “Outro item fundamental é ter autoconhecimento para lidar com as diversidades. Nos conhecendo e sabendo dos nossos limites, saberemos a melhor forma de lidar com as diferentes pessoas que encontramos durante nossa jornada”, aconselha.

Portanto, cultivar amizade só traz benefícios, sejam eles mentais ou físicos. Tatiana conclui afirmando que ter amigos é ter uma relação de confiança, de afeto, de aceitação e parceria. ‘Ser considerado um amigo é um papel importantíssimo. E, ao sermos amigos, certamente já estamos contribuindo para nossa evolução e para a qualidade de vida de ambos. Cultive os seus amigos sempre”, finaliza.

Fonte: Tatiana Galli, psicóloga do Hospital Ernesto Dornelles, CRP 07/17702

Todas as notícias


Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
UCE (01 Familiar):
10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30

Emergência (01 Familiar):
Leitos Pares: 11:00 às 11:20
Leitos Ímpares: 15:00 às 15:20

UTI (02 Familiar):
Leitos Pares 10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30 / 19:30 às 20:00

Unidade de Internação :
(02 familiares, sendo 01 por vez)
08hs às 21:00
Permanência de 30 min