Home > Novidades > Público Geral > Notícias > Rinite X Sinusite

Rinite X Sinusite

25-05-2018

Rinite: é uma inflamação da mucosa nasal, que pode ser genericamente dividida entre as causadas por infecções e as causadas por processos alérgicos, embora outras também existam. Geralmente são doenças benignas e diferentes da gripe, quando ocorre comprometimento sistêmico do organismo (tosse, febre, mal-estar, dores no corpo e de cabeça, entre outros).

Infecciosas:

São manifestações comuns dos resfriados e, frequentemente, ocorrem no período do outono-inverno, com resfriamento do ambiente e aglomeração das pessoas em ambientes fechados. Entre os sintomas estão a coriza, o corrimento e a obstrução nasal e, consequentemente, a voz anasalada. Frequentemente são virais e transmitidas de pessoa a pessoa pelo contato físico.

Alérgicas:

As rinites alérgicas são as apresentadas nas épocas de polinização, como na primavera, ou exposição a produtos, objetos e ambientes que causam alergia (alergênicos). Manifestadas através de espirros, obstrução nasal e, não raro, perda de olfato parcial e temporário, é comum ser observada em pessoas com outras formas de alergia (respiratória, cutânea ou ocular, entre outras) e não se transmite de pessoa para pessoa.

Sinusite: são inflamações crônicas ou agudas da mucosa dos seios da face, normalmente seguem processos de rinite e levam a infecções bacterianas secundárias. Pode apresentar febre, dor de cabeça, tosse e expectoração, por vezes bastante escura. Quando crônicas, pode ser a causa de tosse persistente e de longa duração.

As rinites do inverno normalmente são autolimitadas e resolvem-se em poucos dias, as sinusites usualmente necessitam atenção médica. Sempre que os sintomas apresentados forem mais intensos e incapacitantes, é conveniente procurar auxílio médico, buscando diminuir a sua duração e intensidade e permitir um retorno rápido às suas atividades diárias.

Fonte: Dr. Maurício Mello Roux Leite, médico pneumologista do Hospital Ernesto Dornelles. CRM: 22785.

Todas as notícias

Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
Unidade de Tratamento Intensivo - UTI: das 10h às 10h30min; das 16h às 17h; das 20h30min às 21h


Emergência: das 11h às 11h20min; das 15h30min às 15h50min; e das 21h às 21h20min

Internação: das 9h às 10h; das 16h às 17h; das 20h às 21h

Unidade de Cuidados Especiais - UCE: das 9h às 9h30min; das 15h às 15h30min; das 20h às 20h30min