Home > Novidades > Público Geral > Notícias > As diferenças entre miopia, catarata e glaucoma

As diferenças entre miopia, catarata e glaucoma

08-05-2018

Miopia:

Existem diferentes tipos de miopia, a mais conhecida é a que se manifesta em idade escolar, quando a criança percebe que está com dificuldade de enxergar o quadro ou para assistir televisão.

Esse tipo de miopia, de uma maneira geral, não traz consequências maiores além da dificuldade de enxergar sem óculos. Existe uma tendência natural da miopia ser progressiva até os 18 anos de idade, aproximadamente, e por isso recomenda-se avaliações anuais até a estabilização do grau.

Mesmo em graus baixos, essa situação pode interferir no desempenho escolar das crianças, por isso está recomendado que, mesmo sem histórico familiar, as crianças façam uma avaliação na idade pré-escolar e anualmente conforme a orientação do oftalmologista.

Catarata:

A catarata é a opacificação da lente natural que temos dentro do olho (cristalino), atrás da íris (o colorido).  Ocorre normalmente a partir dos 60 anos, podendo ocorrer um pouco mais cedo.

A visão vai perdendo qualidade, imagens tornam-se mais borradas e observa-se diminuição da percepção visual. Existem outras causas de catarata, como trauma, inflamação, cirurgia e doenças sistêmicas, mas são mais raras e não há relação com a idade.

A catarata é a maior causa de cegueira reversível no Brasil, e o tratamento consiste na cirurgia chamada Facoedmulsificação.

Glaucoma:

O glaucoma é uma das causas mais importante de cegueira no mundo, e caracteriza-se pelo aumento da pressão intraocular (PIO), provocando atrofia do nervo optico.

A maior característica dessa doença é que, de uma maneira geral, não apresenta um sintoma padrão que se manifeste.

É mais comum após os 40 anos, mas a medida da PIO deve ser realizada em todos os pacientes a partir dos 12 anos de idade e, em casos que não respondem ao tratamento clínico, é possível a realização de cirurgia.

Fonte: Dr. Humberto Lubisco Filho, oftalmologista do Hospital Ernesto Dornelles. CRM: 8623.

Todas as notícias

Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
Unidade de Tratamento Intensivo - UTI: das 10h às 10h30min; das 16h às 17h; das 20h30min às 21h


Emergência: das 11h às 11h20min; das 15h30min às 15h50min; e das 21h às 21h20min

Internação: das 9h às 10h; das 16h às 17h; das 20h às 21h

Unidade de Cuidados Especiais - UCE: das 9h às 9h30min; das 15h às 15h30min; das 20h às 20h30min