Home > Novidades > Público Geral > Notícias > Alimentos podem ser bons aliados na TPM

Alimentos podem ser bons aliados na TPM

06-03-2018

No período pré-menstrual, as sensações de irritabilidade, ansiedade e tristeza, que por vezes as mulheres apresentam, as levam à uma procura maior por alimentos que estimulem mais o seu paladar e atendam às suas preferências individuais, como doces e alimentos gordurosos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 90% das mulheres sofrem com alguma manifestação de Tensão Pré-Menstrual (TPM), mas o que poucas sabem é que uma alimentação equilibrada, juntamente com exercícios físicos, pode diminuir os desconfortos do período. Isso porque o alto consumo de carnes processadas, grãos refinados e alimentos com alto teor de açúcar e gordura está associado ao risco de desenvolver sintomas depressivos e alterações de humor.

De acordo com a médica Pâmela Finkler, da equipe de Nutrologia do HED, a ingestão de frutas, vegetais, grãos integrais, azeite de oliva e peixes, além de reduzir os incômodos da TPM, é uma ótima estratégia na prevenção de muitas patologias como diabetes e doenças cardiovasculares (infarto e AVC).

Conheça os seus aliados durante essa fase do mês e aprenda a se livrar dos sintomas:

Irritabilidade: Para diminuir a irritabilidade, abuse de alimentos ricos em zinco: carnes magras, peixes, leite, cereais integrais, feijões e nozes.

Inchaço: Aposte na água! Ela auxilia na desintoxicação do organismo e na redução do inchaço. Sucos naturais, água de coco e sopas também ajudam.

Acne: aparece, também, pelo excesso de açúcar, por isso, se sentir vontade de comer algum doce, opte por frutas e alimentos ricos em magnésio - como abacaxi, nozes, cenouras.

Choro repentino: Alimentos ricos em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, são muito bem-vindos. E são eles: leite e derivados, produtos à base de soja, frutos do mar, feijão, lentilha, arroz e grãos integrais, oleaginosas, ovos e sementes de girassol e gergelim.

Dor de cabeça: Os cereais integrais (juntamente com os vegetais verdes escuros e as carnes) são alimentos ricos em vitaminas do complexo B. Essas vitaminas diminuem as dores de cabeça e a vontade de atacar os doces.

Fonte: Pâmela Finkler, Médica do Serviço de Nutrologia do Hospital Ernesto Dornelles. CRM: 42460.

Todas as notícias

Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
Unidade de Tratamento Intensivo - UTI: das 10h às 10h30min; das 16h às 17h; das 20h30min às 21h


Emergência: das 11h às 11h20min; das 15h30min às 15h50min; e das 21h às 21h20min

Internação: das 9h às 10h; das 16h às 17h; das 20h às 21h

Unidade de Cuidados Especiais - UCE: das 9h às 9h30min; das 15h às 15h30min; das 20h às 20h30min