Centro de Traumatologia e Ortopedia: agilidade e acolhimento em nova gestão
Alinhamento das equipes médicas que atuam no atendimento de emergência, nos consultórios e nas cirurgias; gestão de fluxos e circulação de pacientes e colaboradores conforme os protocolos de segurança em saúde; ampliação na marcação de consultas e processos de atendimento mais receptivos e humanizados. Essas são algumas das melhorias introduzidas no CTO – Centro de Traumatologia e Ortopedia, a partir de novas práticas gerenciais.
O médico ortopedista Dr. Sandro Costa, gestor do CTO, prevê ampliação do número de consultórios – passando dos cinco atuais para oito, entre os dedicados a atendimentos emergenciais e consultas. Atualmente, são 17 médicos no atendimento ambulatorial e 13 na Emergência. Realizando uma média de mil consultas/mês, o CTO está pronto a retomar os índices pré-pandemia, dobrando este número de consultas.
A supervisora administrativa, Luciene Monte, ressalta que são realizados treinamentos periódicos com a equipe de agendamento, recepção, gessistas e enfermagem para aprimorar os atendimentos e agilizar a marcação de consultas e processos assistenciais.
Atendimento integral em traumato-ortopedia
Poder se movimentar, sem dores ou impedimentos, é qualidade de vida. Segundo o Dr. Sandro, “a dor é o que leva as pessoas a buscarem atendimento especializado”. O CTO presta atendimento em todas as áreas da ortopedia – coluna, pés, joelho, cotovelo, mãos, ombro, quadril. Atua, também, com processos reconstrutivos, a partir de próteses customizadas, e cirurgias ortopédicas. No ano passado, foram 1007 procedimentos cirúrgicos, uma redução causada pela pandemia: em 2019, foram 1554.
O CTO funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h. Telefone para contato: (51) 3217-1288.
Esta matéria faz parte da edição de junho da Revista Saúde. Clique aqui e leia a Revista na íntegra.