Home > Novidades > Público Geral > Eventos > Hospital Ernesto Dornelles participa de estudo sobre novo tratamento para Covid-19

Hospital Ernesto Dornelles participa de estudo sobre novo tratamento para Covid-19

06-07-2021 à 31-12-1969

Desde o dia 21 de abril de 2021, o Hospital Ernesto Dornelles está participando do estudo ACTIV-1, um ensaio clínico que avalia a eficácia e segurança do remdesivir associado a imunomoduladores no tratamento da Covid-19. O objetivo é analisar como três medicamentos (Infliximabe, Abatacept e Cenicriviroque) podem reduzir a progressão da doença, acelerar a velocidade de recuperação, diminuir os riscos de mortalidade e a utilização de recursos hospitalares.

O estudo, organizado pelo Duke Clinical Research Institute e supervisionado pelo National Institutes of Health (Instituto Nacional de Saúde, tradução nossa) dos EUA, pretende acompanhar cerca de 2.160 adultos hospitalizados com casos moderados e graves da doença nos EUA, Brasil, Peru e Argentina. Até o momento, o HED é o hospital brasileiro que mais incluiu participantes na pesquisa. A pneumologista e gestora dos fluxos assistenciais do HED, Dra Juliana Cardozo Fernandes, destaca que a medicação já foi utilizada em 39 pacientes graves de Covid-19, dos quais  29 já tiveram alta. “Nós ainda não observamos nenhum efeito colateral significativo relacionado diretamente ao uso do medicamento. Nossa taxa de recuperação é de 74%”.

Após a alta hospitalar, os pacientes continuam sendo monitorados pela equipe do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Assistencial (CPDA) do HED até completarem 60 dias do início do tratamento e permanecem sendo acompanhados até que qualquer possibilidade de evento adverso seja descartada. “Ainda estamos no início do estudo, mas o que verificamos, até agora, é que a maioria desses pacientes se recuperou de forma mais rápida sem necessitar de intubação nem internação na UTI. A medicação conseguiu reduzir os danos que o vírus causa no pulmão, acelerou a recuperação e a alta hospitalar”. 

O ensaio clínico ACTIV-1 será finalizado quando for atingida a quantidade estipulada de pacientes. Por enquanto, mais de 1100 pessoas já participaram ou estão participando deste estudo. 

Todos os eventos

Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
Unidade de Tratamento Intensivo - UTI 8 andar: Somente um visitante por paciente internado, sem revezamento. Horário: das 10h às 10h30min (leitos pares); Horário: das 16h às 16h30min (leitos ímpares).

Emergência: Um visitante por paciente. Horário das 11h às 11h20min (leitos pares); Horário: das 15h30min às 15h50min (leitos ímpares).

Unidade de Internação, pacientes COVID 19(suspeita ou confirmado) e Unidade de Cuidados Especiais - UCE: Visitas Suspensas.