Home > Novidades > Público Geral > Eventos > Qualidade do sono na UTI: estudo do HED foi o vencedor do X Congresso Gaúcho de Terapia Intensiva

Qualidade do sono na UTI: estudo do HED foi o vencedor do X Congresso Gaúcho de Terapia Intensiva

05-07-2021 à 31-12-1969

Uma pesquisa feita pela médica intensivista do Hospital Ernesto Dornelles, Dra. Laura Drehmer, foi a vencedora do X Congresso Gaúcho de Terapia Intensiva. Realizada com os pacientes da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Ernesto Dornelles, de abril a novembro de 2020, o estudo avaliou os efeitos da utilização de um protocolo para a promoção do sono desenvolvido pela intensivista. 

Segundo a Dra. Drehmer, foram implementadas várias medidas para melhorar a qualidade do sono dos pacientes, com práticas realizadas por todos os profissionais da equipe multidisciplinar, como alteração de algumas rotinas, disponibilização de máscaras de sono e protetores de ouvido, avaliação dos medicamentos, entre outras. “Com o uso do protocolo, percebemos alguns pontos de melhora do sono dos pacientes em relação à intensidade, latência, fragmentação e qualidade do sono. Considero que o resultado mais importante é a qualidade do sono, pois demonstra uma visão geral da percepção do paciente que dormiu na UTI”.

A taxa de sucesso obtida com o estudo contribuiu para que as medidas se tornassem um protocolo da UTI. A intensivista e coordenadora da residência de Medicina Intensiva do HED, Dra. Juliana Mara Stormovski de Andrade, explica que o estudo mudou as práticas assistenciais. “Estamos implementando esse novo protocolo porque percebemos que a qualidade do sono dos pacientes em tratamento intensivo está melhorando. Essa premiação é um reconhecimento e contribui para mostrar a importância da humanização do atendimento e do trabalho em equipe”. 

O estudo realizado pela Dra. Drehmer foi apresentado para a conclusão da sua residência médica. Ela comenta que o tema foi escolhido pela importância do sono na recuperação dos pacientes. “Os distúrbios do sono desencadeiam redução da capacidade cognitiva, aumento da mortalidade e do tempo de permanência do paciente na UTI. Me propus a estudar o tema para tentar melhorar esses resultados”.

Premiações

A UTI do HED tem um histórico de premiações em congressos. Em 2018, o estudo “Mobilização precoce e seus efeitos na unidade de terapia intensiva” ficou entre as cinco melhores pesquisas apresentadas no Congresso da Sociedade Européia de Terapia Intensiva, realizado em Paris. Conforme a Dra. Juliana Mara Stormovski de Andrade, a pandemia dificultou a elaboração científica na Unidade, por isso o resultado no Congresso Gaúcho foi bastante comemorado. “Este evento tem uma qualidade alta de produção científica. Foram 60 trabalhos inscritos nesta edição. Por isso, o primeiro lugar deixou toda a equipe da UTI muito feliz porque demonstra o esforço de cada profissional e a dedicação de todos para atender bem os nossos pacientes”.

Todos os eventos


Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
UCE (01 Familiar):
10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30

Emergência (01 Familiar):
Leitos Pares: 11:00 às 11:20
Leitos Ímpares: 15:00 às 15:20

UTI (02 Familiar):
Leitos Pares 10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30 / 19:30 às 20:00

Unidade de Internação :
(02 familiares, sendo 01 por vez)
08hs às 21:00
Permanência de 30 min