Home > Novidades > Público Geral > Eventos > Cultura da segurança do paciente no HED é tema de artigo em revista internacional

Cultura da segurança do paciente no HED é tema de artigo em revista internacional

10-06-2021 à 31-12-1969

A coordenadora do Serviço de Epidemiologia e Gerenciamento de Riscos (SEGER) do Hospital Ernesto Dornelles, a Doutora em Enfermagem Cassiana Prates, publicou um artigo sobre a cultura da segurança do paciente no HED no International Journal of Health Care Quality Assurance, uma revista científica internacional que promove a qualidade na assistência à saúde. O trabalho intitulado "Avaliação da cultura de segurança do paciente em um hospital geral privado: um estudo de caso no Brasil" foi baseado na sua tese de doutorado e analisa a percepção dos profissionais assistenciais e administrativos sobre a cultura da segurança do paciente.

“Construir um ambiente justo, de aprendizado e com transparência são os três pilares que norteiam a Política de Segurança do Paciente no HED e que direcionam os colaboradores a prestarem uma assistência de qualidade e livre de danos desnecessários”, explica a enfermeira que estuda sobre o tema desde 2009, quando foi criado o SEGER do HED. “Naquele período, a cultura da segurança do paciente ainda era pouco difundida nas instituições hospitalares. Por isso, realizamos diversos treinamentos, palestras e encontros com os colaboradores para disseminar as melhores práticas de qualidade e cuidado na assistência”. 

O artigo "Avaliação da cultura de segurança do paciente em um hospital geral privado: um estudo de caso no Brasil" pode ser acessado por este link.

Todos os eventos

Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
Unidade de Tratamento Intensivo - UTI 8 andar: Somente um visitante por paciente internado, sem revezamento. Horário: das 10h às 10h30min (leitos pares); Horário: das 16h às 16h30min (leitos ímpares).

Emergência: Um visitante por paciente. Horário das 11h às 11h20min (leitos pares); Horário: das 15h30min às 15h50min (leitos ímpares).

Unidade de Internação, pacientes COVID 19(suspeita ou confirmado) e Unidade de Cuidados Especiais - UCE: Visitas Suspensas.