Home > Novidades > Público Geral > Eventos > Aprendizado, ciência e confiança para vencer a pandemia

Aprendizado, ciência e confiança para vencer a pandemia

25-05-2021 à 31-12-1969

Estamos em um momento muito complexo na luta contra a pandemia. A ampla disseminação do vírus nos traz o alerta de que precisamos redobrar os cuidados preventivos: uso de máscara, constante higienização das mãos e manter o distanciamento social. A vacina, que aos poucos amplia a chegada a grupos prioritários, nos lembra também que presenciamos uma fase ímpar de avanços científicos e uma união histórica de cientistas, pesquisadores e profissionais da saúde, em todo o mundo, em prol da saúde e da vida.

A pneumologista Dra. Juliana Cardozo Fernandes, gestora de fluxos assistenciais do HED, afirma: “Desde o início da pandemia, vivemos a construção do conhecimento. Não há dúvida de que o grande controle da pandemia é a vacina. Imunidade é prevenção, e isso é o mais importante. Claro que precisamos estudar tratamentos, e muitos parecem ser promissores, porém o fundamental é evitar a doença”.

Fé na Ciência
A pneumologista ressalta o importantíssimo papel da ciência na busca de soluções para vencer ou, pelo menos, conter a ação do vírus. “Surgem tratamentos promissores, como o do plasma convalescente, corticoides, anticoagulantes e imunobiológicos, como o Tocilizumabe, que, se usados no momento adequado, podem ajudar no tratamento”, assegura a Dra. Juliana, lembrando, no entanto, que todos ainda estão em fase de estudos.

A médica é unânime em garantir que o grande ganho de toda essa batalha é, justamente, a comunicação e interação de pesquisadores do mundo todo, em tempo real. “É uma nova cultura de força-tarefa da ciência, de busca do conhecimento. Uma rede de profissionais de saúde trabalhando rápida e interativamente”, afirma.

Vacina sim!

Para a Dra. Juliana, o grande aprendizado é “usar a estratégia certa no momento certo”, para obter melhores resultados nos tratamentos. Porém, o melhor controle é a vacina. Com a aprovação dos protocolos da ANVISA, temos garantia de segurança e confiança, e quanto mais rápido ela chegar a mais pessoas, poderemos superar a pandemia.

Proteja-se!

Os cuidados preventivos – máscara, álcool em gel, limpeza de mãos e distanciamento social – devem ser mantidos mesmo após a vacinação.

Evite acreditar em notícias falsas. São muitas na internet. Informe-se em sites confiáveis sobre o tema.

Evite a automedicação. Procure sempre a opinião de um médico.

Esta matéria integra a edição de maio da Revista Saúde. Clique aqui e acesse a Revista na íntegra.

Todos os eventos

Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
Unidade de Tratamento Intensivo - UTI 8 andar: Somente um visitante por paciente internado, sem revezamento. Horário: das 10h às 10h30min (leitos pares); Horário: das 16h às 16h30min (leitos ímpares).

Emergência: Um visitante por paciente. Horário das 11h às 11h20min (leitos pares); Horário: das 15h30min às 15h50min (leitos ímpares).

Unidade de Internação, pacientes COVID 19(suspeita ou confirmado) e Unidade de Cuidados Especiais - UCE: Visitas Suspensas.