Home > Novidades > Público Geral > Eventos > Qual o tratamento para alergia ao glúten?

Qual o tratamento para alergia ao glúten?

17-05-2021 à 31-12-1969

O glúten é uma proteína encontrada em alguns cereais, como trigo, cevada ou centeio, e que tem poucos traços na aveia. Alergia a glúten é uma resposta do sistema imunológico, uma reação exagerada do sistema de defesa, que vê essa proteína como agressor. A resposta é, em geral, distensão do abdômen (inchaço), diarreia, e, em alguns casos, até manchas vermelhas na pele.

Pode, também causar irritação no duodeno, que é a parte inicial do intestino. É o que se chama de doença celíaca. O tratamento é: zero glúten na alimentação. O caso é que o glúten está muito presente na nossa vida: pão, biscoitos, sorvetes, cerveja, bolos.

O diagnóstico mais preciso é obtido via endoscopia digestiva alta e, exame de sangue, o qual identifica a imunoglobulina específica para essa alergia. Pela legislação, rótulos de produtos alimentares são obrigados a informar a presença de glúten, ou traços dele. Assim, o ideal é procurar um médico especialista para diagnóstico e indicação de alimentos, evitando desnutrição pelo corte excessivo de nutrientes. 

Dr. Paulo Henkin, Médico nutrólogo, gestor do Serviço de Nutrologia do HED.

Esta matéria foi publicada na Revista Saúde do HED. Clique aqui e veja mais contéudos.

Todos os eventos

Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
Unidade de Tratamento Intensivo - UTI 8 andar: Somente um visitante por paciente internado, sem revezamento. Horário: das 10h às 10h30min (leitos pares); Horário: das 16h às 16h30min (leitos ímpares).

Emergência: Um visitante por paciente. Horário das 11h às 11h20min (leitos pares); Horário: das 15h30min às 15h50min (leitos ímpares).

Unidade de Internação, pacientes COVID 19(suspeita ou confirmado) e Unidade de Cuidados Especiais - UCE: Visitas Suspensas.