Como diminuir o consumo de sal?
Confira as dicas da nutricionista do HED e veja receitas com ervas e especiarias

O consumo excessivo de sal é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de doença renal. A Organização Mundial da Saúde indica que o uso diário do produto não ultrapasse 2.000mg de sódio, o equivalente a 5g de sal. Entretanto, segundo dados do Ministério da Saúde, o brasileiro consome cerca de 12g diariamente.
A nutricionista do Centro de Nefrologia e Diálise do HED, Thais Sarmento, explica que algumas mudanças na escolha dos alimentos pode ajudar a diminuir a ingestão de sal e proteger a saúde dos rins. "O desafio de adotar um estilo de vida mais saudável através da alimentação pode ser atingido com maior facilidade quando modificamos alguns hábitos alimentares, como evitar ou reduzir o consumo de alimentos nutricionalmente desequilibrados para dar lugar aos alimentos mais saudáveis e nutritivos".
Para auxiliar na seleção dos alimentos, a nutricionista recomenda a leitura dos rótulos e a escolha por preparações com menor teor de sódio. "O ideal é, sempre que possível, evitar os alimentos industrializados, processados e ultraprocessados com a substituição do sal tradicional por ervas aromáticas e especiarias, embutidos por pastinhas saudáveis e bebidas industrializadas por água natural saborizada, sucos e chás preparados em casa. Além, claro, de trocar o sal de mesa, normalmente utilizado na salada, por azeite de oliva aromatizado".
Confira algumas receitas preparadas pela nutricionista do CND, Thais Sarmento, para reduzir o consumo de sal:
Sal de Ervas:
Ingredientes para 1Kg de sal:
-
50g de alecrim desidratado;
-
200 g de manjericão desidratado;
-
150g de orégano desidratado;
-
200g de salsinha desidratada;
-
2 colheres das de sopa de alho triturado.
Modo de preparo: misturar todos os ingredientes até ficar homogêneo. Deixar descansando por no mínimo 24h, para pegar bem o gosto, e armazenar na geladeira. A ideia é utilizá-lo em substituição ao sal tradicional.
Azeite Aromatizado:
Ingredientes:
- 500ml de azeite de oliva extra virgem;
- 1 dente de alho;
- 10 grãos de pimenta do reino;
- Ervas aromáticas desidratadas da sua preferência, como manjericão, alecrim, orégano e sálvia.
Modo de Preparo: aquecer o azeite de oliva em fogo baixo por 5min, sem deixar ferver. Desligar e acrescentar os demais ingredientes. Deixar a panela tampada descansando por 1h. Por fim, colocar o azeite em um pote de vidro com tampa e deixar descansando por mais 24h. Este azeite pode ser usado para temperar a salada ou até mesmo em carnes e legumes.
Gelo Aromatizado
Ingredientes:
Frutas, especiarias ou ainda ervas da preferência. Ex: abacaxi, amora, framboesa, laranja, limão, kiwi, morango, melão, mirtilo, hortelã, alecrim, anis estrelado e, até, pepino.
Modo de Preparo: picar as frutas em pedacinhos e distribuir em forminhas de gelo. Intercalar com as ervas e especiarias. Adicionar água mineral ou filtrada e colocar para congelar. Depois é só adicionar os cubinhos de gelo com sabor na água pura.
Pastinha saudável de frango
Ingredientes:
- Azeite de oliva;
- Peito de frango sem pele;
- Alho e cebolas em cubos.
- Creme de queijo minas frescal;
- Sal;
- Ervas desidratadas, como orégano, manjericão, salsinha, manjerona e noz moscada.
Modo de Preparo: fritar, no azeite de oliva, o alho com a cebola e, depois, acrescentar o peito de frango. Quando o frango estiver dourado, colocar as ervas e a noz moscada e cobrir todo o frango com água. Após estar bem cozido, desfiá-lo ou triturá-lo. Depois de frio, acrescentar creme de queijo tipo minas frescal, pimenta do reino moída, ervas naturais da sua preferência e uma pitadinha de sal para corrigir o sabor. Mexer até formar uma pasta bem homogênea. Pode ser adicionado azeite de oliva para dar mais cremosidade.
Variações: acrescentar tomate seco picadinho, pimentões coloridos ou ainda cenoura ralada para variar o sabor da preparação.