Home > Novidades > Público Geral > Eventos > Check-up periódico: quais exames laboratoriais são os mais comuns?

Check-up periódico: quais exames laboratoriais são os mais comuns?

11-02-2021 à 31-12-1969

Ter um estilo de vida saudável ajuda a prevenir doenças e envolve, entre outras coisas, uma alimentação equilibrada, atividade física, descanso, lazer e a realização de consultas e testes de rotina. Muitas doenças são silenciosas e não apresentam sintomas. Por isso, fazer um check-up de exames ajuda a detectar alterações que podem sinalizar a possibilidade de desenvolvimento de doenças. 

Os testes laboratoriais de rotina mais comuns são: hemograma, glicose, colesterol e triglicerídeos, ureia e creatinina, ácido úrico e urina. O coordenador do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Ernesto Dornelles, Paulo Sartori, explica que os testes devem ser realizados conforme orientação médica. “O acompanhamento de um profissional especializado é muito importante, pois as indicações variam conforme os sintomas, idade e estilo de vida de cada pessoa. Nem sempre é necessário fazer uma lista completa de exames”.

O bioquímico ainda explica que a realização do check-up periódico é recomendada principalmente para quem tem mais de 40 anos. Para os homens acima desta idade, indica-se também a realização do PSA (antígeno específico prostático) para avaliar a saúde da próstata.

Conheça mais sobre alguns dos exames mais comuns em check-up periódicos:

Hemograma

Analisa os tipos e as quantidades dos componentes presentes no sangue: glóbulos vermelhos (hemácias); glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas (coagulação sanguínea). Pode identificar anemias, leucemias e outras doenças sistêmicas

Colesterol e Triglicerídeos

Avalia os níveis de gordura no sangue, que podem causar a obstrução dos vasos sanguíneos, provocando infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Glicemia em jejum

Mede o nível de glicose na circulação sanguínea podendo indicar casos de pré?-diabetes e diabetes. Também é utilizado para o monitoramento de quem possui esses diagnósticos.

Ácido Úrico

O acúmulo do ácido nas articulações e nos rins pode provocar gota, cálculos renais e até insuficiência renal. A elevação das dosagens são, normalmente, associadas a hipertensão arterial e problemas cardiovasculares.

Ureia e Creatinina

Verifica o funcionamento dos rins, detectando alterações de forma precoce, mesmo se o paciente for assintomático.

Exames de urina

Investiga de forma microscópica células, bactérias e cristais presentes na urina e que podem causar doenças. Além disso, são realizadas dosagens de glicose, bilirrubinas e outras substâncias que auxiliam no diagnóstico de doenças sistêmicas.

Todos os eventos

Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
Unidade de Tratamento Intensivo - UTI 8 andar: Somente um visitante por paciente internado, sem revezamento. Horário: das 10h às 10h30min (leitos pares); Horário: das 16h às 16h30min (leitos ímpares).

Emergência: Um visitante por paciente. Horário das 11h às 11h20min (leitos pares); Horário: das 15h30min às 15h50min (leitos ímpares).

Unidade de Internação, pacientes COVID 19(suspeita ou confirmado) e Unidade de Cuidados Especiais - UCE: Visitas Suspensas.