Home > Novidades > Público Geral > Eventos > Aprenda a fazer Sorbet: uma sobremesa leve, saudável e refrescante

Aprenda a fazer Sorbet: uma sobremesa leve, saudável e refrescante

03-02-2021 à 31-12-1969

Saboroso e nutritivo, o sorbet é uma ótima sugestão de sobremesa para o verão. Parecido com o sorvete, porém muito mais saudável e prático de fazer, o sorbet pode ser preparado com somente dois ingredientes e não leva leite, gordura nem ovos na sua composição.

A nutricionista do Hospital Ernesto Dornelles, Thaís Sarmento, explica que, em geral, o doce é elaborado com frutas, mel ou açúcar e um pouco de água pura ou leite vegetal. “Mas pode variar de acordo com a criatividade de cada pessoa. O segredo é usar as frutas congeladas e acrescentar o mínimo de líquido possível, apenas o suficiente para conseguir bater a mistura no processador ou em um liquidificador potente”. 

O sorbet possui um sabor intenso e pode ser feito com diversos ingredientes, conforme as preferências individuais. “Além de banana com chocolate e manga e abacaxi, há outras combinações que ficam deliciosas, como: morango e coco; banana, tâmara e cacau; beterraba, melancia e suco de limão; manga, maracujá e suco concentrado de maçã; framboesa e mel; e abacate, limão e açúcar”.

A sobremesa pode ser guardada no congelador, como um sorvete. Entretanto, como não possui condimentos, o aconselhável é não demorar muito tempo para consumi-la. 

Confira as receitas selecionadas pela nutricionista do HED, Thais Sarmento:

Sorbet de banana com chocolate

Ingredientes:

- 3 unidades de banana bem maduras e congeladas em rodelas (quanto mais madura a banana, mais doce e cremosa ficará a receita);

- 3 colheres de sobremesa de chocolate em pó 50% cacau;

- Gotas de chocolate para decorar (optativo).

Modo de preparo: 

Colocar a banana congelada e o chocolate em pó em um processador ou liquidificador e bater até a massa ficar homogênea. Despejar em um refratário e levar ao congelador por pelo menos 3h. Está pronto, agora é só servir.

Sorbet de manga com abacaxi

 Ingredientes:  

- 1 unidade média de manga madura congelada em pedaços pequenos;

- 2 fatias médias de abacaxi congeladas e cortadas em cubos pequenos;

- Lascas de coco ou hortelã para decorar (optativo).

Modo de preparo:

Adicionar a manga e o abacaxi em um processador ou liquidificador e bater até a massa ficar homogênea. Despejar em um refratário e levar ao congelador por pelo menos 3h. Está pronto, agora é só servir.

 

Todos os eventos

Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
Unidade de Tratamento Intensivo - UTI 8 andar: Somente um visitante por paciente internado, sem revezamento. Horário: das 10h às 10h30min (leitos pares); Horário: das 16h às 16h30min (leitos ímpares).

Emergência: Um visitante por paciente. Horário das 11h às 11h20min (leitos pares); Horário: das 15h30min às 15h50min (leitos ímpares).

Unidade de Internação, pacientes COVID 19(suspeita ou confirmado) e Unidade de Cuidados Especiais - UCE: Visitas Suspensas.