Home > Novidades > Público Geral > Eventos > Saúde mental: como encontrar equilíbrio emocional?

Saúde mental: como encontrar equilíbrio emocional?

07-01-2021 à 31-12-1969

Se 2020 provocou várias e diferentes emoções, 2021 começa alertando sobre a importância dos cuidados com a saúde mental com o Janeiro Branco. Afinal, o isolamento, o medo e as adversidades decorrentes da pandemia da Covid-19 provocaram um aumento no número de diagnósticos de depressão e de transtorno de ansiedade no Brasil. Da mesma forma, cresceram as buscas por informações sobre bem-estar, equilíbrio emocional e autoconhecimento. Para entender mais sobre estes assuntos conversamos com a psicóloga do Hospital Ernesto Dornelles, Tatiana Galli, que deu dicas sobre como cuidar da saúde da mente. Acompanhe:

O que é saúde mental?
É muito mais que a ausência de doenças mentais. Diz respeito à forma como reagimos aos desafios e mudanças da vida assim como o reconhecimento e respeito às nossas limitações e a satisfação em viver e relacionar-se com os outros. É um estado de completo bem-estar físico, psíquico e social. 

Como identificar como está a nossa saúde mental?
Diversos fatores podem influenciar o nosso estado psicológico: conflitos, situações de adoecimento, excesso de trabalho, perdas, entre outros. O modo como lidamos com os sentimentos e pensamentos desencadeados por tais situações é o que determina como estamos emocionalmente. Ser capaz de enfrentar os desafios e as mudanças cotidianas de forma estável e tranquila e saber procurar ajuda quando sentir dificuldade, denota uma boa saúde mental.  

O que fazer para ter equilíbrio emocional?
Cuidar da saúde mental é olhar para si, conhecer-se e criar estratégias para lidar com as adversidades, evitando um possível adoecimento e buscando melhorar a qualidade de vida.

Quanto mais nos conhecermos, mais saberemos como nos “recarregar emocionalmente” e respeitar nossos limites. Um desequilíbrio emocional pode desencadear o surgimento de doenças mentais, como depressão, ansiedade, síndrome de burnout e crises de pânico. 

Optar por um estilo de vida mais saudável com hábitos de autocuidado, alimentação balanceada, momentos de satisfação e de convivência com pessoas queridas, bem como realizar atividades que agreguem sentido, refletirão na manutenção de sua saúde mental.

Todos os eventos

Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
Unidade de Tratamento Intensivo - UTI: Somente um visitante por paciente internado, sem revezamento. Horário: das 10h às 10h30min (leitos pares UTI); Horário: das 16h às 16h30min (leitos ímpares UTI).

Emergência: das 11h às 11h20min.

Unidade de Internação: Somente um visitante por paciente internado, sem revezamento. Horário: das 16h às 17h.

Unidade de Cuidados Especiais - UCE: Somente um visitante por paciente internado, sem revezamento. Horário: das 9h às 9h30min.