Home > Novidades > Público Geral > Eventos > Como está o seu sono?

Como está o seu sono?

Dormir bem repõe energias, garante bom desempenho nas tarefas cotidianas e traz benefícios à saúde

09-11-2020 à 31-12-1969

O sono é uma necessidade biológica e é essencial para o bom funcionamento do cérebro, pois é no repouso que ele processa informações e armazena memórias. Durante o sono, nosso metabolismo relaxa, se recupera, revitaliza e nos coloca em forma para enfrentar a vida com mais qualidade.

Conforme o neurologista do Hospital Ernesto Dornelles, André Palmeira, já não é uma verdade absoluta que é preciso dormir oito horas por dia. “É uma questão pessoal e, durante a vida, nosso ciclo de sono e necessidade de dormir vão se alterando”. Por exemplo, crianças dormem mais do que idosos e as horas de sono necessárias variam de pessoa para pessoa. “O importante é conhecer e respeitar seu ciclo e ter um sono de qualidade para acordar bem disposto e ter um bom desempenho pessoal e profissional”, argumenta o neurologista.

O fato é que, na vida moderna, o estresse, as preocupações, o sedentarismo, o ritmo de vida competitivo e o excesso do uso de tecnologias podem afetar a qualidade do sono. Entretanto, explica o médico, a falta de um sono reparador pode gerar problemas, como dores crônicas, dificuldades de concentração, irritabilidade, disfunções cardiovasculares e endócrinas, entre outras doenças.

Distúrbios do sono

Porém, mesmo se, após corrigindo os maus hábitos, os problemas de sono persistirem, é hora de procurar um médico. “Insônia recorrente pode levar à ansiedade e depressão e é um sintoma que merece ser investigado”, garante o neurologista André Palmeira. Outros distúrbios como apneia obstrutiva do sono, a síndrome das pernas inquietas (desconforto nos membros inferiores) ou interrupção do sono várias vezes durante a noite também podem indicar problemas de fundo neurológico. Da mesma forma, a sonolência excessiva também é um alerta para procurar um especialista.

Como conseguir uma boa noite de sono?

Adotar hábitos mais saudáveis, com pequenas mudanças de vida, podem trazer resultados compensadores. “Na verdade, a maior parte das queixas em relação ao sono vem de pessoas que não conseguem se desconectar”, afirma Palmeira. “Isto está ligado a hábitos cotidianos que são fáceis de mudar”, garante.

Veja algumas dicas:

  • Evite cochilos durante o dia e procure manter o mesmo horário para ir dormir;
  • Evite ver televisão ou utilizar celular ou tablet na cama;
  • Deixe o quarto com temperatura agradável e sem excesso de luz;
  • Faça atividades físicas regularmente;
  • Evite bebidas alcóolicas, chás, cafés e refrigerantes antes de dormir. Prefira alimentos leves à noite;
  • Um copo de leite morno e chás tranquilizantes também auxiliam a chegada do sono.
Todos os eventos


Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
UCE (01 Familiar):
10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30

Emergência (01 Familiar):
Leitos Pares: 11:00 às 11:20
Leitos Ímpares: 15:00 às 15:20

UTI (02 Familiar):
Leitos Pares 10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30 / 19:30 às 20:00

Unidade de Internação :
(02 familiares, sendo 01 por vez)
08hs às 21:00
Permanência de 30 min