Home > Novidades > Público Geral > Eventos > Nutricionistas do HED realizam pesquisa sobre método de avaliação nutricional de pacientes

Nutricionistas do HED realizam pesquisa sobre método de avaliação nutricional de pacientes

24-09-2020 à 31-12-1969

As nutricionistas do Departamento de Nutrição e Dietética (DND) do Hospital Ernesto Dornelles, Camila Weschenfelder, Luciane Vieira Figueira e Talita Sthephanie Scotta Cabral, com a participação da Coordenadora do curso Nutrição do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), a nutricionista Jacqueline Schaurich dos Santos, realizaram uma pesquisa visando avaliar o método utilizado para detectar precocemente a desnutrição hospitalar. O estudo analisou a ferramenta de triagem Short Nutritional Assessment Questionnaire (SNAQ) e a Avaliação Subjetiva Global (ASG) em 186 pacientes. O resultado foi publicado no artigo "Associação entre ferramenta de triagem e avaliação nutricional entre pacientes hospitalizados no município de Porto Alegre", na revista da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral, a BRASPEN Journal, edição de abril a junho de 2020. 

Segundo a nutricionista Camila Weschenfelder, a ferramenta de triagem pode ser considerada uma "peneira" pois possibilita a descoberta de pacientes que possuem mais riscos nutricionais e precisam ser priorizados na avaliação. "Com este estudo, comprovamos que esta triagem estava em concordância com a nossa avaliação nutricional e pudemos começar a utilizar esta ferramenta, que se adequa à realidade da Instituição, e potencializar o atendimento aos pacientes". 

Todos os eventos

Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
Unidade de Tratamento Intensivo - UTI 8 andar: Somente um visitante por paciente internado, sem revezamento. Horário: das 10h às 10h30min (leitos pares); Horário: das 16h às 16h30min (leitos ímpares).

Emergência: Um visitante por paciente. Horário das 11h às 11h20min (leitos pares); Horário: das 15h30min às 15h50min (leitos ímpares).

Unidade de Internação, pacientes COVID 19(suspeita ou confirmado) e Unidade de Cuidados Especiais - UCE: Visitas Suspensas.