Home > Novidades > Público Geral > Eventos > Você sabe como funciona a dependência do cigarro?

Você sabe como funciona a dependência do cigarro?

Descubra como a nicotina age no corpo e veja dicas para parar de fumar

25-08-2020 à 31-12-1969

A nicotina presente no cigarro causa dependência química elevada, o que torna o ato de fumar automático e indispensável aos indivíduos. A maioria das pessoas fuma, basicamente, por ser viciada em nicotina. Esta droga estimula a liberação de dopamina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, prazer e tranquilidade. Com o aumento da dopamina, causado pelo nicotina, é criado um ciclo vicioso no mecanismo de recompensa do cérebro ligando a droga à sensação de bem-estar.

Segundo a psicóloga do Grupo de Combate ao Tabagismo do Hospital Ernesto Dornelles, Tatiana Galli, o cigarro também causa dependência psicológica e costuma estar ligado a função que exerce na vida do fumante. "É como se o cigarro fosse um substituto das emoções: 'fumo quando estou feliz', 'fumo para relaxar', 'fumo para me concentrar' e assim por diante".

Dessa forma, o cigarro passa a fazer parte da vida do sujeito, parecendo difícil separar-se dele porque a diminuição da dopamina entre o uso do tabaco leva a sintomas de abstinência, irritabilidade e estresse. "O fumante deseja a nicotina para liberar mais dopamina e, assim, restabelecer o prazer e a tranquilidade".

Entretanto, quebrar este ciclo é investir na sua saúde e na saúde das pessoas que estão a sua volta, já que cerca de 11% das mortes por tabagismo no Brasil são de fumantes passivos segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

O processo de parar de fumar nem sempre é fácil, exige motivação, perseverança e comprometimento com o objetivo. Porém, conforme a psicóloga, pode ser menos difícil se vier acompanhado de uma mudança de hábitos e comportamentos que melhorem a qualidade de vida como um todo. "Comece a fazer um exercício físico; ingira alimentos de baixa caloria, coma mais frutas e verduras; beba, pelo menos, um litro de água por dia e; procure amigos, tenha atividade social mesmo que online".

No Hospital Ernesto Dornelles, o Grupo de Combate ao Tabagismo, criado em 2010, já auxiliou mais de 300 pessoas a parar de fumar. Suspenso em função das medidas preventivas contra a Covid-19, o Grupo conta com uma equipe multidisciplinar formada por pneumologista, psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista e assistente social.

Todos os eventos

Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
Unidade de Tratamento Intensivo - UTI: Somente um visitante por paciente internado, sem revezamento. Horário: das 10h às 10h30min (leitos pares UTI); Horário: das 16h às 16h30min (leitos ímpares UTI).

Emergência: das 11h às 11h20min.

Unidade de Internação: Somente um visitante por paciente internado, sem revezamento. Horário: das 16h às 17h.

Unidade de Cuidados Especiais - UCE: Somente um visitante por paciente internado, sem revezamento. Horário: das 9h às 9h30min.