Home > Novidades > Público Geral > Eventos > Medidas de proteção em todas as consultas, exames e procedimentos

Medidas de proteção em todas as consultas, exames e procedimentos

15-07-2020 à 31-12-1969

Um desafio e tanto: manter as consultas e tratamentos em casos urgentes, ao mesmo tempo em que se torna necessário cumprir os planos de contingência determinados pelos órgãos oficiais de saúde. Simultaneamente, planejar e executar processos, adequar estruturas e reorganizar fluxos de atendimento para uma reabertura segura do Ambulatório, serviços especializados e procedimentos eletivos. A enfermeira Juliana Mallmann, coordenadora de enfermagem das unidades ambulatoriais, detalha as ações:

Monitoramento: 24 horas antes de cada consulta ou procedimento, ligamos para o paciente para saber se tem sintomas gripais ou teve contato com alguém com esses sintomas. Caso positivo, sugere-se adiamento.

Recomendamos que, se possível, não traga acompanhante; se for absolutamente necessário, que este não tenha mais de 60 anos, não faça parte de grupo de risco ou tenha algum sintoma gripal.

Espaçamento entre os horários das consultas e dos assentos nas salas de espera, para reduzir o fluxo de pessoas. Esta medida também se aplica aos serviços como Endoscopia, Mastologia e Reumatologia.

Adequação das três recepções do Ambulatório, com atendimentos separados para consultas de Pneumologia e Otorrinolaringologia.

Uso de EPI’s por todas as equipes, e, em todos os consultórios, disponibilização de álcool gel, luvas, máscaras e protetores faciais, além de intensificar a higienização.

Procedimentos cirúrgicos eletivos estão sendo retomados, incluindo plásticos e bariátricos, com todas as medidas de segurança descritas anteriormente.

Projeto para teleconsulta

Está em desenvolvimento no HED projeto para atendimento via teleconsulta, como esclarece a enfermeira Juliana: “Algumas especialidades, como Anestesia, Reumatologia, Mastologia, Cirurgia Torácica, podem ter uma primeira consulta por plataforma digital. É um grande benefício para os clientes, que mantêm a garantia de atendimento de qualidade, com mais comodidade e segurança, evitando deslocamentos e reduzindo custos. É uma tendência que veio para ficar e o HED está se preparando para isso”.

Esta matéria faz parte da Revista Saúde (edição de abril, maio e junho de 2020). Confira-a na íntegra: https://bit.ly/revistasaudehedjulho2020.

Todos os eventos

Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
Unidade de Tratamento Intensivo - UTI: Somente um visitante por paciente internado, sem revezamento. Horário: das 10h às 10h30min (leitos pares UTI); Horário: das 16h às 16h30min (leitos ímpares UTI).

Emergência: das 11h às 11h20min.

Unidade de Internação: Somente um visitante por paciente internado, sem revezamento. Horário: das 16h às 17h.

Unidade de Cuidados Especiais - UCE: Somente um visitante por paciente internado, sem revezamento. Horário: das 9h às 9h30min.