Home > Novidades > Público Geral > Eventos > HED monta estrutura especial para atender pacientes com COVID-19

HED monta estrutura especial para atender pacientes com COVID-19

Emergência, unidades de internação e UTI

29-04-2020 à 31-12-1969

Ambientes seguros, com todas as medidas profiláticas determinadas pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, equipes capacitadas, equipamentos e áreas físicas específicas para disponibilizar atendimento assistencial qualificado aos pacientes com coronavírus. O Hospital Ernesto Dornelles, cumprindo a responsabilidade de sua função médica, hospitalar e social, já tem totalmente preparada uma estrutura especial para atender à comunidade neste difícil momento que vivemos. 

Segurança, acolhimento, resolutividade técnica e humana. Com espaços próprios na Emergência, no 9º andar e na UTI, o HED está pronto a receber, atender e tratar pacientes com sintomas gripais e respiratórios, que podem ser indicativos de coronavírus. 

 Emergência separada e leitos para isolamento

Já na primeira abordagem, na recepção da Emergência, um profissional de enfermagem identifica se os sintomas são gripais ou respiratórios. Nestes casos, os pacientes são encaminhados a uma recepção separada, totalmente isolada da recepção geral da Emergência. “Todos os profissionais utilizam equipamentos de proteção determinados pela Anvisa, e, nessa área distinta, os EPI são ainda mais específicos”, afirma a pneumologista Juliana Fernandes, gestora da área. 

O Hospital preparou uma Emergência específica para estes pacientes, com área física separada da emergência geral, e quatro leitos próprios para isolamento. São analisados os sintomas, e feitos exames clínicos e de imagem. “Se a avaliação clínica indicar que o quadro é grave, contatamos a Vigilância Sanitária para análise se o caso requer ou não teste específico, que é feito unicamente pelo Laboratório Central do Estado”, relata a médica. 

No entanto, vale ressaltar: como o resultado está levando cerca de sete dias, em média, os pacientes do HED não aguardam esse tempo para receber tratamento: “Todos terão total suporte médico, pois os exames clínicos, laboratoriais e de imagem, somados aos sintomas, nos permitem ter um quadro de cada situação”. 

Um andar inteiro para internação

Todo o 9º andar do HED está reservado exclusivamente para pacientes com coronavírus. Na Emergência, já está definido o próximo passo. Se o quadro do paciente indicar sintomas leves, pode se recuperar em casa, desde que observando os cuidados de uma gripe normal e mantendo o isolamento social. Se for moderado, é indicada a internação, para a qual o Hospital destinou todos os leitos do 9º. andar, com toda a higienização, equipamentos e equipe treinada para o atendimento.

20 leitos de UTI

Caso o paciente requeira cuidados intensivos, o Hospital Ernesto Dornelles possui quarenta leitos de UTI (20 localizados no 8º andar e 20 leitos no 2º andar). Todos os leitos do segundo andar estão reservados para pacientes de COVID-19. “Com equipe treinada para o atendimento específico a pacientes da COVID-19, com todos os equipamentos de proteção para total segurança da equipe assistencial. Todos os leitos contam com ventiladores mecânicos e monitores multiparamétricos”, informa o gestor da UTI, médico intensivista André Machado.

Segurança total em todos os procedimentos

Com implantação e monitoramento de todas as medidas preventivas e de segurança orientadas pelo Ministério da Saúde, sob a coordenação do infectologista Cezar Riche, o HED também determinou novos procedimentos para visitas (veja na página 14). “Estamos seguindo todas as normativas do Ministério da Saúde e Secretarias estadual e municipal de Saúde, e sempre considerando as novas evidências e pareceres das nossas associações e órgãos de classe”, salienta Riche, e acrescenta: “Estamos orientando todas as equipes assistenciais com treinamentos e comunicados, e também disponibilizando os EPI adequados e necessários para a atuação dos profissionais e segurança dos pacientes”. 

Todos os eventos


Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
UCE (01 Familiar):
10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30

Emergência (01 Familiar):
Leitos Pares: 11:00 às 11:20
Leitos Ímpares: 15:00 às 15:20

UTI (02 Familiar):
Leitos Pares 10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30 / 19:30 às 20:00

Unidade de Internação :
(02 familiares, sendo 01 por vez)
08hs às 21:00
Permanência de 30 min