Home > Novidades > Público Geral > Notícias > Aprenda a fazer Sorbet: uma sobremesa leve, saudável e refrescante

Aprenda a fazer Sorbet: uma sobremesa leve, saudável e refrescante

03-02-2021

Saboroso e nutritivo, o sorbet é uma ótima sugestão de sobremesa para o verão. Parecido com o sorvete, porém muito mais saudável e prático de fazer, o sorbet pode ser preparado com somente dois ingredientes e não leva leite, gordura nem ovos na sua composição.

A nutricionista do Hospital Ernesto Dornelles, Thaís Sarmento, explica que, em geral, o doce é elaborado com frutas, mel ou açúcar e um pouco de água pura ou leite vegetal. “Mas pode variar de acordo com a criatividade de cada pessoa. O segredo é usar as frutas congeladas e acrescentar o mínimo de líquido possível, apenas o suficiente para conseguir bater a mistura no processador ou em um liquidificador potente”. 

O sorbet possui um sabor intenso e pode ser feito com diversos ingredientes, conforme as preferências individuais. “Além de banana com chocolate e manga e abacaxi, há outras combinações que ficam deliciosas, como: morango e coco; banana, tâmara e cacau; beterraba, melancia e suco de limão; manga, maracujá e suco concentrado de maçã; framboesa e mel; e abacate, limão e açúcar”.

A sobremesa pode ser guardada no congelador, como um sorvete. Entretanto, como não possui condimentos, o aconselhável é não demorar muito tempo para consumi-la. 

Confira as receitas selecionadas pela nutricionista do HED, Thais Sarmento:

Sorbet de banana com chocolate

Ingredientes:

- 3 unidades de banana bem maduras e congeladas em rodelas (quanto mais madura a banana, mais doce e cremosa ficará a receita);

- 3 colheres de sobremesa de chocolate em pó 50% cacau;

- Gotas de chocolate para decorar (optativo).

Modo de preparo: 

Colocar a banana congelada e o chocolate em pó em um processador ou liquidificador e bater até a massa ficar homogênea. Despejar em um refratário e levar ao congelador por pelo menos 3h. Está pronto, agora é só servir.

Sorbet de manga com abacaxi

 Ingredientes:  

- 1 unidade média de manga madura congelada em pedaços pequenos;

- 2 fatias médias de abacaxi congeladas e cortadas em cubos pequenos;

- Lascas de coco ou hortelã para decorar (optativo).

Modo de preparo:

Adicionar a manga e o abacaxi em um processador ou liquidificador e bater até a massa ficar homogênea. Despejar em um refratário e levar ao congelador por pelo menos 3h. Está pronto, agora é só servir.

 

Todas as notícias


Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
UCE (01 Familiar):
10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30

Emergência (01 Familiar):
Leitos Pares: 11:00 às 11:20
Leitos Ímpares: 15:00 às 15:20

UTI (02 Familiar):
Leitos Pares 10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30 / 19:30 às 20:00

Unidade de Internação :
(02 familiares, sendo 01 por vez)
08hs às 21:00
Permanência de 30 min