Home > Novidades > Público Geral > Notícias > Memória em foco: saiba tudo sobre o alzheimer

Memória em foco: saiba tudo sobre o alzheimer

26-09-2018

Você conhece alguém que tenha alzheimer? O neurologista do Hospital Ernesto Dornelles e especialista na doença, Dr. Miguel Muratore, esclarece que esta é uma forma de demência. “Este é um termo geral para um conjunto de sintomas que são causados por alterações que afetam o cérebro”, explica. A demência é progressiva, portanto, seus sintomas vão piorando com o passar do tempo. “Os sinais são perda de memória afetando atividades do dia-a-dia, dificuldades em realizar tarefas familiares, problemas com linguagem, desorientação no tempo/espaço, problemas com pensamento abstrato, colocar coisas em lugares estranhos, alteração no comportamento e humor, perda da iniciativa e alteração de personalidade”, afirma.

O neurologista esclarece que a demência não é uma doença específica e pode ser causada por muitas patologias como alzheimer, AVC, problemas na tireoide, deficiência de vitaminas, trauma craneano e parkinson, entre outras. “Na doença de alzheimer, as alterações cerebrais são caracterizadas pela formação de placas de proteína tóxica, fora do neurônio e a deformação da proteína TAU, dentro da célula, numa estrutura chamada de hipocampo, que é o responsável pela consolidação de informações recentes. Por causa disso, as células vão morrendo, o cérebro vai atrofiando e perdendo as habilidades normais”, esclarece.

O médico alerta que, nas mulheres, a incidência desta doença é maior, devido as alterações hormonais como a diminuição dos níveis de estrógeno. Porém, há outros fatores de risco que podem aumentar as chances de contrair o alzheimer: “A idade é o fator mais forte. Após os 65 anos, o risco dobra a cada 5 anos. A história familiar e genética também contribui”, diz. Tabagismo, pressão alta, diabetes, obesidade, colesterol alto, consumo de álcool, depressão e trauma craneano são outros agentes que auxiliam no aparecimento da doença. Por isso, o recomendado é manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e fazer exames regularmente.

Fonte: Miguel Muratore, neurologista, CRM 4420

Todas as notícias


Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
UCE (01 Familiar):
10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30

Emergência (01 Familiar):
Leitos Pares: 11:00 às 11:20
Leitos Ímpares: 15:00 às 15:20

UTI (02 Familiar):
Leitos Pares 10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30 / 19:30 às 20:00

Unidade de Internação :
(02 familiares, sendo 01 por vez)
08hs às 21:00
Permanência de 30 min