Home > Novidades > Público Geral > Notícias > Você sabe a diferença entre calos e joanetes?

Você sabe a diferença entre calos e joanetes?

27-12-2017

O que são calos?

Os calos surgem como uma reação da pele em áreas de exagerada pressão, fricção ou contato, comumente encontradas nos pés. As causas são variadas, podendo estar relacionadas ao uso de calçados inadequados, deformidades dos pés, saliências ósseas ou até mesmo alterações na pisada. Quando uma área sofre estímulo exagerado, para se proteger, produz uma maior quantidade de queratina, tornando a pele espessa e dura, formando o calo. Podem aparecer em qualquer local no pé, mas geralmente se localizam em áreas de saliência óssea, como joanetes, dedos em garra, na planta do pé e até no calcanhar.

O tratamento dos calos envolve a diminuição das pressões sobre as áreas salientes através de adequação dos calçados (sapatos mais confortáveis, com a ponta larga, extra profundos, com palmilhas macias feitas sob medida, calçados abertos, etc.), bem como o uso de protetores feitos em silicone ou em gel, facilmente encontrados em farmácias ou lojas de produtos ortopédicos.

Além disso, os pacientes diabéticos devem ter atenção redobrada, pois alguns calos podem mascarar a presença de úlceras. Esses pacientes devem ter acompanhamento rigoroso do médico ortopedista.

O que são joanetes?

Joanete, também conhecido por hallux valgus, é uma deformidade do primeiro dedo que consiste num desvio lateral (para fora), formando uma saliência muitas vezes dolorosa, principalmente devido ao atrito com os calçados.

Trata-se de um problema relativamente comum, chegando a atingir até 35% das mulheres adultas, em populações urbanas. Em grupos indígenas, por exemplo, onde o uso de calçados fechados é menos comum, a incidência é de cerca de 3%.

As causas dos joanetes são multifatoriais, ou seja, são determinadas por uma combinação entre fatores intrínsecos (predisposição do indivíduo) e extrínsecos (fatores externos e ambientais). As causas extrínsecas são determinadas, principalmente, pelo uso de calçados inadequados, como o salto alto e o bico fino.

Uma vez desenvolvida a deformidade, o tratamento inicial deve ser conservador. Cabe ressaltar que, no entanto, nenhuma medida tem a capacidade de curar o joanete, apenas amenizar a dor. É bom lembrar que a cirurgia não deve ser indicada para fins estéticos, pois, com essa indicação, geralmente o resultado obtido não satisfaz o paciente. A indicação de cirurgia é baseada nos sintomas, principalmente a dor.

Fonte: Dr. João Mendonça Lima Heck, ortopedista e traumatologista do Hospital Ernesto Dornelles. Cirurgião de pé e tornozelo. CRM: 31093

Todas as notícias


Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
UCE (01 Familiar):
10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30

Emergência (01 Familiar):
Leitos Pares: 11:00 às 11:20
Leitos Ímpares: 15:00 às 15:20

UTI (02 Familiar):
Leitos Pares 10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30 / 19:30 às 20:00

Unidade de Internação :
(02 familiares, sendo 01 por vez)
08hs às 21:00
Permanência de 30 min