Home > Novidades > Público Geral > Notícias > Reumatismo: diagnóstico precoce é fundamental

Reumatismo: diagnóstico precoce é fundamental

27-10-2017

Estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que cerca de 12 milhões de brasileiros sofrem de doenças reumáticas, sendo esta uma causa importante e frequente de afastamento do trabalho e de aposentadoria precoce.

O reumatismo se refere a um grupo bastante heterogêneo de doenças que se caracterizam por dor articular e outras alterações nos músculos e ossos. Atualmente, são reconhecidas mais de 100 doenças reumáticas, incluindo condições degenerativas, como osteoartrite, inflamatórias, como a artrite reumatoide, e autoimunes, como o lúpus, por exemplo.

A maioria das doenças reumáticas apresenta o mesmo sintoma inicial: dor e inflamação nas articulações. A dor em geral é acompanhada de inchaço, sensação de rigidez, pior no período da manhã, e sintomas gerais como febre, perda de peso e cansaço. Os sintomas articulares podem atrapalhar o paciente no dia-a-dia, tanto no trabalho como nas atividades da vida diária. Nas doenças reumáticas a dor não tem origem traumática, não sendo resultado de traumas ou do esforço repetitivo. Contudo, cada doença apresenta uma evolução clínica e um risco diferente de sequelas. Em casos nos quais o sistema imunológico está envolvido, a doença pode atacar os mais diversos órgãos, como cérebro, rim e coração.

A história familiar é um elemento muito importante na investigação, pois sabe-se que a predisposição genética pode contribuir em graus variáveis para o desenvolvimento da doença. Fatores ambientais como infecções também são gatilhos que podem precipitar o início dos sintomas. O tabagismo é outro fator de risco importante para o desenvolvimento e o agravamento de doenças reumáticas.

Apesar da frequência de sintomas dolorosos articulares aumentarem com a idade, reumatismo não é doença de idoso. Grande parte das doenças reumáticas atinge pessoas de qualquer idade, incluindo jovens e crianças. A doença é comum em ambos os sexos, embora alguns tipos sejam mais frequentes em mulheres.

As doenças reumáticas em sua maioria são de caráter crônico, contudo, possuem diversas opções de tratamento que auxiliam no controle dos sintomas e na manutenção da capacidade funcional. O reumatologista é o profissional médico treinado para diagnosticar e tratar doenças reumáticas. O diagnóstico precoce é de fundamental importância para prevenir o desenvolvimento de limitações e incapacidade.

Fonte: Dra. Vanessa Hax, Reumatologista do Hospital Ernesto Dornelles - CRM: 034827

Todas as notícias


Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
UCE (01 Familiar):
10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30

Emergência (01 Familiar):
Leitos Pares: 11:00 às 11:20
Leitos Ímpares: 15:00 às 15:20

UTI (02 Familiar):
Leitos Pares 10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30 / 19:30 às 20:00

Unidade de Internação :
(02 familiares, sendo 01 por vez)
08hs às 21:00
Permanência de 30 min