Home > Novidades > Público Geral > Notícias > Entenda o que é fibromialgia, situação clínica que acomete cerca de 3% dos brasileiros

Entenda o que é fibromialgia, situação clínica que acomete cerca de 3% dos brasileiros

15-09-2017

A fibromialgia é uma síndrome caracterizada, principalmente, por dores difusas no corpo. Elas podem acometer todo o corpo e, por vezes, pode ser difícil definir se a dor é muscular, nos tendões ou nas articulações. Uma característica marcante é a grande sensibilidade ao toque e à compressão de pontos dolorosos pelo corpo.
 
A fibromialgia é uma situação clínica muito frequente, na faixa etária entre os 30 e 55 anos, que atinge cerca de 3% das pessoas no Brasil, acometendo mais mulheres do que homens.

Segundo a médica reumatologista do Hospital Ernesto Dornelles, Vanessa Hax, até o momento é desconhecida a causa exata da doença, contudo, alguns estudos mostram que os pacientes apresentam uma sensibilidade maior à dor do que pessoas sem essa condição, como se houvesse uma resposta exagerada ao estímulo doloroso na área do cérebro responsável pelo processamento da dor.

O mais comum é que o quadro comece com uma dor localizada crônica, que progride envolvendo todo o corpo. Mesmo não sabendo o fator responsável é entendido que, na pessoa predisposta, suas manifestações ocorram ao longo da vida, na dependência de uma variada gama de fatores físicos e emocionais.

Manter hábitos de vida saudáveis, praticando exercícios físicos de maneira regular e adequada é de fundamental importância. Isto porque a atividade física tem um grande impacto na melhora da dor, do humor e do bem-estar de quem convive com a doença. ‘’Muita gente acredita que o paciente não consegue fazer exercício devido a dor, mas isso é um mito: não existe tratamento sem exercício’’, salienta a médica.

Algumas situações provocam a piora dos sintomas, como excesso de esforço físico, estresse emocional, infecções, sono ruim ou trauma. Os pacientes também apresentam fadiga (cansaço), sono não reparador (acordar cansado com a sensação de que não dormiu), problemas de memória e concentração, ansiedade, formigamentos/dormências, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações do hábito intestinal.

Existem diversos tratamentos com efeitos positivos no controle da dor como medicamentos e terapias alternativas, por isso, ao sentir qualquer sintoma, procure uma unidade de saúde.

Dra. Vanessa Hax, médica reumatologista do Hospital Ernesto Dornelles

Todas as notícias


Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
UCE (01 Familiar):
10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30

Emergência (01 Familiar):
Leitos Pares: 11:00 às 11:20
Leitos Ímpares: 15:00 às 15:20

UTI (02 Familiar):
Leitos Pares 10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30 / 19:30 às 20:00

Unidade de Internação :
(02 familiares, sendo 01 por vez)
08hs às 21:00
Permanência de 30 min