Home > Novidades > Público Geral > Notícias > Sucos detox: muito além do emagrecimento

Sucos detox: muito além do emagrecimento

14-02-2017

Promoção da saúde, prevenção de doenças e de complicações em indivíduos com doenças crônicas. Esses são alguns benefícios dos sucos de frutas e vegetais in natura, aliado a uma alimentação saudável, importantes por contribuírem no alcance de equilíbrio alimentar, uma vez que são fontes de vitaminas, minerais, fibras.

Segundo a Médica do Serviço de Nutrologia do Hospital Ernesto Dornelles, Pâmela Finkler, devemos prestar atenção, pois algumas dietas detox defendem a ideia de restringir nutrientes importantes e vitais, como por exemplo, proteínas e carboidratos de alta qualidade. Longos períodos de jejum também podem ser incentivados em algumas dessas dietas. Estes períodos de privação alimentar estão relacionados à restrição severa de energia e inadequação nutricional, conduzindo normalmente a uma situação de deficiência de proteínas e vitaminas, além de alteração no balanço de eletrólitos.

A sugestão da especialista é dar prioridade especialmente à uma dieta equilibrada, que contenha alimentos de boa qualidade nutricional e de todos os grupos nutricionais, como por exemplo os carboidratos, proteínas, fibras, micronutrientes como vitaminas, sais minerais e oligoelementos, e inserir os sucos in natura em conjunto.

Existem várias receitas de suco detox, a grande maioria delas inclui frutas, vegetais verdes, tubérculos, folhas aromáticas.

Confira algumas receitas para experimentar em casa:

  • Ingredientes: 2 maças vermelhas sem caroço, 2 folhas de couve, 1 cenoura pequena, 3 ramos de hortelã, 1 pedacinho de gengibre, 1 inhame pequeno descascado, 1 colher de linhaça. Centrifugar todos os ingredientes, não coar e beber em seguida. Não precisa acrescentar água.
  • Ingredientes: 200 ml suco de cenoura (passada na centrífuga); 200 ml suco de pimentão amarelo (passado na centrífuga); 50 ml suco de erva-doce (passada na centrífuga); 100 ml suco de limão; 50 ml de suco de champignons frescos (passados na centrífuga).
  • Ingredientes: 2 folhas de couve, 1 copo de abacaxi picado, 2 colheres de chá de gengibre ralado, ½ litro de água gelada. Centrifugar todos os ingredientes, não coar e beber em seguida.

É importante a avaliação individualizada para adequar a dieta às necessidades nutricionais de cada um e para a formação de um cardápio que favoreça a aderência ao plano alimentar. A consulta a um profissional médico nutrólogo e ao nutricionista contribuem para isso.

Fonte: Pâmela Finkler, Médica do Serviço de Nutrologia do Hospital Ernesto Dornelles

Todas as notícias


Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
UCE (01 Familiar):
10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30

Emergência (01 Familiar):
Leitos Pares: 11:00 às 11:20
Leitos Ímpares: 15:00 às 15:20

UTI (02 Familiar):
Leitos Pares 10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30 / 19:30 às 20:00

Unidade de Internação :
(02 familiares, sendo 01 por vez)
08hs às 21:00
Permanência de 30 min