Home > Novidades > Público Geral > Notícias > Conheça dicas de como cuidar da saúde do seu coração

Conheça dicas de como cuidar da saúde do seu coração

16-09-2016

Cuidados e alertas que você deve conhecer para evitar problemas cardiovasculares:

1)      Faça atividades físicas regularmente: A prática de exercícios físicos é muito importante para o bem estar do nosso coração e ajudam a diminuir a circunferência abdominal, um fator de risco para problemas cardiovasculares.
Pegue uma fita métrica e meça a sua! Se a sua medida der maior que 102cm (para homens) e 88 cm (para mulheres) mulheres, cuidado! Você já tem um fator de risco para doenças cardíacas.
Lembre-se: É importante salientar que pessoas que desejam iniciar atividade física, independentemente da idade, façam uma avaliação cardiológica antes da prática de exercícios. Aqueles indivíduos que possuem história familiar de doença cardiovascular precoce, devem iniciar o acompanhamento o mais breve possível.  

2)      Alimente-se bem: O que nosso coração necessita é mantermos uma alimentação regrada e sem excessos. É importante que uma alimentação correta inicie ainda na infância! O ideal é uma alimentação com bastante vegetais e, preferencialmente, carnes magras como frango ou peixes. Deve-se utilizar a menor quantidade de gordura possível e evitar frituras.   

3)      Preste atenção nos fatores de risco: As causas de problemas cardíacos são diversas, podendo ser por idade, sexo, histórico familiar ou por doenças já presentes na vida da pessoa, como diabetes, sedentarismo, pressão alta, dislipidemia, obesidade e tabagismo. Pessoas que já possuem fatores de risco, como diabetes e pressão alta, controlem essas doenças e tomem seus medicamentos regularmente.

4)      Faça avaliações periódicas: Não existe uma idade certa para iniciar a chamada avaliação cardíaca (check-up), mas é recomendado que, a partir dos 40 anos, todos façam pelo menos uma consulta com o cardiologista.

5)      Minimize o sal das suas refeições: O excesso de sal acarreta aumento na pressão arterial. Todo a alimento que consumimos já possui uma certa quantidade de sal embutida nele, seja mais ou menos.  Essa quantidade varia com cada alimento. Portanto, reduzir o consumo de sal é fundamental para controle da pressão arterial.  

6)      Previna-se: Se conseguirmos ter uma alimentação equilibrada, manter o peso, evitar o tabagismo e estresse e fazer exercício regularmente, estaremos no caminho certo para minimizar o risco de problemas com o nosso coração!

Ao sentir dores no peito ou no tórax procure a unidade de saúde mais próxima!

Cristiano Cardoso, Cardiologista da CINECORS Cardiologia – Serviço Parceiro do Hospital Ernesto Dornelles
CRM: 25389 

Todas as notícias


Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
UCE (01 Familiar):
10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30

Emergência (01 Familiar):
Leitos Pares: 11:00 às 11:20
Leitos Ímpares: 15:00 às 15:20

UTI (02 Familiar):
Leitos Pares 10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30 / 19:30 às 20:00

Unidade de Internação :
(02 familiares, sendo 01 por vez)
08hs às 21:00
Permanência de 30 min