Home > Novidades > Público Geral > Notícias > Automedicação: o inimigo mora ao lado

Automedicação: o inimigo mora ao lado

18-07-2016

Entre os corredores e prateleiras, o inimigo: remédios para todos os tipos de dores ao alcance das mãos. A facilidade de compra de remédios nas farmácias é um dos principais fatores que tem cada vez aumentado a automedicação entre as pessoas. A automedicação caracteriza-se como um ato de utilizar medicamentos, pela própria vontade ou sob indicação de pessoas leigas (amigo, familiar), sem a orientação de um profissional de saúde qualificado.

Conforme pesquisa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), a automedicação é uma prática comum no Brasil, estudos indicam que pelo menos 35% dos medicamentos são adquiridos sem prescrição médica. No país 80 milhões de brasileiros possuem o costume de se automedicar, em muitas situações determinando a dose sem nenhum critério. A Sinitox/FioCruz aponta que aproximadamente 138 mil pessoas sofreram problemas devido à automedicação ou uso incorreto dos medicamentos entre 2008 e 2012.

Segundo dados de 2002 da Organização Mundial de Saúde (OMS), indicam que, em média, 5,6 pessoas por farmácia e por semana fazem uso indevido de algum tipo de medicamento. Sendo que 50% dos medicamentos vendidos no mundo são dispensáveis ou inadequados para o tratamento.

Medicamentos aparentemente inofensivos, se ministrados sem orientação médica, podem não ter o efeito desejado, ou até agravar seu estado de saúde. O fato de poder comprar medicamento sem prescrição não permite fazer uso indevido do mesmo. A automedicação, muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas pode trazer consequências, tais como:

·         Desencadear reações de hipersensibilidade / reação alérgica;

·         Propiciar dependência (adição);

·         Causar resistência aos medicamentos;

·         Lesionar o estômago e causar hemorragias (sangramentos);

·         Causar problemas em órgãos (cardíaco, renal e hepático);

·         Mascarar diagnósticos permitindo a progressão da doença;

·         Interagir com outros medicamentos podendo potencializar, inibir ou anular o efeito dos que já estejam sendo utilizados; e

·         Intoxicar, sendo que as classes que mais intoxicam são os analgésicos, os antitérmicos e os anti-inflamatórios. (Anvisa)

Salienta-se que medicamentos ocupam o primeiro lugar dentre as causas de intoxicação registradas no Brasil e está entre as causas mais frequentes de internações hospitalares, de prorrogação da internação ou mesmo de morte. 

Segundo a Farmacêutica do Hospital Ernesto Dornelles, Sandra Predebon, os medicamentos de venda livre/MIP, não fazem mal quando consumidos adequadamente, porém, produz efeitos colaterais e devem ser consumidos com responsabilidade, com orientação e conforme bula.

 Analgésicos, vitaminas, antiácidos, laxantes e descongestionantes nasais, podem fazer mal à saúde quando o seu uso é indevido.

Fique atento:

- Os fármacos utilizados em resfriados, como o paracetamol, quando utilizado excessivamente pode causar problemas hepáticos, assim como o uso abusivo destes pode inibir o processo de falta de sensibilidade à dor natural, diminuindo a capacidade do organismo de aliviar a dor por si.

- As fórmulas que associam princípios ativos, indicado para dores musculares, é bastante consumido sem receita médica, em altas doses, podem causar queda de pressão em hipertensos e diminuição de reflexos. Conforme bula, alterações do ritmo cardíaco, enjoos e reações alérgicas são alguns dos possíveis efeitos colaterais.

- Descongestionantes nasais garantem alivio imediato, porém quando usados indevidamente podem causar alterações e especialistas alertam que o uso contínuo do líquido pode viciar, fazendo com que o organismo precise cada vez mais de quantidade maior para ter o mesmo resultado. Em longo prazo, os descongestionantes podem danificar a mucosa nasal e, até mesmo, provocar riscos cardíacos.

Para que os medicamentos tenham o efeito desejado, eles devem ser utilizados de forma adequada e com orientação profissional de saúde habilitado.

 

Sandra Silveira Predebon, Farmacêutica do Hospital Ernesto Dornelles
CRF/RS: 5161

Fontes externas: Anvisa, Sinitox/Fiocruz, Organização Mundial de Saúde e Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade

Todas as notícias


Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
UCE (01 Familiar):
10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30

Emergência (01 Familiar):
Leitos Pares: 11:00 às 11:20
Leitos Ímpares: 15:00 às 15:20

UTI (02 Familiar):
Leitos Pares 10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30 / 19:30 às 20:00

Unidade de Internação :
(02 familiares, sendo 01 por vez)
08hs às 21:00
Permanência de 30 min