Home > Novidades > Público Geral > Notícias > Teste do Pezinho: um passo importante para a saúde do seu bebê

Teste do Pezinho: um passo importante para a saúde do seu bebê

10-06-2016

A Triagem Neonatal – Teste do Pezinho – foi incorporada ao SUS no ano de 1992, com uma legislação que determinava a obrigatoriedade do teste em todos os recém-nascidos vivos. Em 2001, Ministério da Saúde, através da Secretaria de Assistência à Saúde, criou o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN).

Dentre os principais objetivos do programa, destacam-se a ampliação da gama de patologias triadas: Fenilcetonúria (causada pela ausência ou pela diminuição da atividade de uma enzima do fígado), Hipotireoidismo Congênito (caracterizada pela produção baixa ou mesmo nula do hormônio da glândula tireoide), Anemia Falciforme (Conjunto de distúrbios que causam a deformação e destruição dos glóbulos vermelhos) e outras Hemoglobinopatias e Fibrose Cística (doença genética, crônica, que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo).

O processo de Triagem Neonatal envolve várias etapas como: a realização do exame laboratorial, a busca ativa dos casos suspeitos, a confirmação diagnóstica, o tratamento e o acompanhamento multidisciplinar especializado dos pacientes. Dessa forma, o PNTN cria o mecanismo para que seja alcançada a meta principal, que é a prevenção e redução da morbimortalidade provocada pelas patologias triadas.

Toda criança nascida em território nacional tem o direito a triagem neonatal (teste do pezinho). Mas para que este alcance o seu objetivo primordial de detectar algumas doenças que podem causar sequelas graves ao desenvolvimento e crescimento, o teste deve ser feito no momento e da forma adequados.

O momento para a coleta, preferencialmente, não deve ser inferior a 48 horas de alimentação proteica (amamentação) e nunca superior a 30 dias, sendo o ideal entre o 3º e o 5º dia de vida. As gestantes devem ser orientadas, ao final da gestação, sobre a importância do teste do pezinho e procurar um posto de coleta ou um laboratório indicado pelo pediatra dentro deste prazo.

Os pais devem saber que a maioria das doenças triadas no Teste do Pezinho são assintomáticas no período neonatal, e o não rastreio da mesma poderá ocasionar em sequelas graves e irreversíveis ao desenvolvimento da criança.

É de fundamental importância que as famílias saibam da existência dessas doenças e que na doença detectada, tenha a adequada orientação sobre o tratamento nos Serviços de Referência de Triagem Neonatal, que tem disponível uma equipe multidisciplinar especializada tanto para o tratamento quanto para o acompanhamento dessas crianças.

O teste do Pezinho é apenas um teste de triagem. O exame alterado necessita obrigatoriamente de exames confirmatórios.
 

Dra. Fabiana Taugen, Pediatra do HED
CRM 29491

Fonte Externa: Portal da saude.gov.br

Todas as notícias


Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
UCE (01 Familiar):
10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30

Emergência (01 Familiar):
Leitos Pares: 11:00 às 11:20
Leitos Ímpares: 15:00 às 15:20

UTI (02 Familiar):
Leitos Pares 10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30 / 19:30 às 20:00

Unidade de Internação :
(02 familiares, sendo 01 por vez)
08hs às 21:00
Permanência de 30 min