Home > Novidades > Público Geral > Notícias > Saiba como combater a tuberculose

Saiba como combater a tuberculose

22-11-2017

A tuberculose é uma doença de longa interação com a humanidade, com registros em múmias do Egito, inclusive. Com transmissão através do ar, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão.

A contaminação se dá pela inalação dos bacilos transmitidos de pessoa para pessoa, portanto, não é transmitida por contato físico (abraço, beijo) ou por via sexual. O indivíduo com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo, contaminando-o. Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da doença.

Segundo o Ministério da Saúde, desde o advento da SIDA/AIDS, essa patologia passou a representar uma parcela significativa dos doentes, muitas vezes mais agravados pelo avançado estado de comprometimento imunológico dos pacientes, que acaba levando a formas mais graves e com maior risco de mortalidade, especialmente em situações de tratamento tardio, incompleto ou falho.

A tuberculose, embora transmissível pelo ar e tendo os pulmões como foco de contaminação e de transmissão, pode ocorrer em qualquer órgão. Ainda que classicamente relacionada aos jovens, também não possui limites de idade, podendo acometer desde recém-nascidos até idosos.

Algumas situações, como más condições sanitárias (por consequente, ventilação) ou algumas doenças como diabetes, doenças pulmonares ocupacionais e tumores, por diferentes motivos podem predispor os indivíduos a maior exposição e/ou maior incidência da doença.

De qualquer modo, a recomendação para avaliação de pessoas com tosse que persista por mais de três semanas, seca ou produtiva (com expectoração/escarro), é ainda a melhor abordagem para identificação precoce, tratamento o mais rápido possível e interrupção da cadeia de transmissão. 

Outros sintomas associados que devem levantar a suspeita são a perda de peso sem causa aparente, sudorese noturna, febre, especialmente pela manhã, falta de apetite, fraqueza, cansaço excessivo e rouquidão.

O pneumologista do HED, Maurício Leite, ressalta que a tuberculose é uma doença curável, com tratamento monitorado e acompanhado, permitindo a completa cura do paciente sem sequelas ou limitações para sua vida. O tratamento à base de antibióticos é eficaz, no entanto, não pode haver abandono.

Dr. Maurício Mello Roux Leite, pneumologista do Hospital Ernesto Dornelles.
CRM: 14779

Fontes externas: Ministério da Saúde

Todas as notícias


Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
UCE (01 Familiar):
10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30

Emergência (01 Familiar):
Leitos Pares: 11:00 às 11:20
Leitos Ímpares: 15:00 às 15:20

UTI (02 Familiar):
Leitos Pares 10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30 / 19:30 às 20:00

Unidade de Internação :
(02 familiares, sendo 01 por vez)
08hs às 21:00
Permanência de 30 min