Home > Novidades > Público Geral > Notícias > Nutróloga dá dicas para quem deseja estar saudável no verão

Nutróloga dá dicas para quem deseja estar saudável no verão

26-11-2015

Com a proximidade do verão e da época de férias, muita gente quer perder peso. Mas é preciso ficar atento para não prejudicar a saúde. O indicado é sempre procurar a orientação de um médico ou uma nutricionista que fará a avaliação específica de cada caso, aliando a dieta a atividades físicas.

Confira as dicas do Dra. Jaqueline Costa Coelho, nutróloga do Hospital Ernesto Dornelles.

1 - Qual seria uma alimentação ideal para o verão?

A alimentação ideal, independente da época do ano, é aquela balanceada na qualidade e quantidade, rica em frutas e verduras, grãos integrais, leite e derivados e carnes magras. O verão pede além disso, um cuidado maior com a hidratação.

2 - Para quem quer emagrecer um pouco, além de procurar um médico, o que pode fazer para iniciar uma dieta?

Não basta querer emagrecer, é preciso fazer algo para emagrecer, e o mais importante é a mudança dos hábitos errados. Para tanto, é necessária força de vontade, motivação e persistência, pois não há mudança brusca em curto período e nem fácil de ser realizada.

Evitar as chamadas "dietas da moda", que costumam ter restrições que por vezes podem causar danos à saúde, seguir um cardápio equilibrado é a melhor opção.

3 - Tem alguma dica para quem quer iniciar a dieta? Há algum método de organização?

A principal dica é procurar ajuda, de um médico ou nutricionista, para ajustes do cardápio, preferencias e auxilio nas dificuldades diárias. Após ter um cardápio em mãos, é necessário um planejamento de como fazer as refeições, como controlar a auto sabotagem, como reiniciar no caso de recaídas. Um método que ajuda e funciona muito bem é ter um caderno e anotar tudo que se consome no dia, os horários de cada refeição, o que se escolheu para comer e quanto se ingeriu. No fim do dia pode-se fazer um balanço, um autocontrole e reflexão, programando as mudanças que serão feitas no dia seguinte.

4 - E para quem quer iniciar um exercício físico para acompanhar? Alguma dica?

Para quem está parado há mais de 3 meses, é sugerido iniciar lentamente uma caminhada, em torno de 15 minutos, e ir progredindo de 5 em 5 minutos conforme tolerância. A Organização Mundial de Saúde indica, para prevenção de doenças, o mínimo de 1h30min. por semana de atividade física, o que daria uma média de 30min. 3 vezes por semana. Para o emagrecimento essa recomendação é maior. Caso a pessoa possua alguma doença que dificulte a atividade, o ideal é a avaliação de um médico e de um profissional de educação física para evitar maiores lesões.

5 – Mais alguma dica?

Embora a primeira ideia que passe pela cabeça ao enfrentar as dificuldades e ter recaídas no processo de emagrecimento é não voltar ao médico/ nutricionista, é neste momento que a pessoa não deve desistir e buscar ajuda, retornando na consulta com seu profissional de confiança para relatar os problemas e juntos, buscarem a solução.

Todas as notícias


Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
UCE (01 Familiar):
10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30

Emergência (01 Familiar):
Leitos Pares: 11:00 às 11:20
Leitos Ímpares: 15:00 às 15:20

UTI (02 Familiar):
Leitos Pares 10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30 / 19:30 às 20:00

Unidade de Internação :
(02 familiares, sendo 01 por vez)
08hs às 21:00
Permanência de 30 min