Home > Novidades > Público Geral > Notícias > Não perca o medo da AIDS

Não perca o medo da AIDS

26-11-2015

O tratamento do HIV/AIDS evoluiu muito nos últimos anos, fazendo com que as novas gerações perdessem o medo da doença. “Hoje muitos jovens chegam no consultório com o resultado e acham que está tudo bem, é só tratar. Mas é um tratamento eterno, todos os dias. E é uma doença que carrega um peso psicológico, social muito grande. Além de que, em caso de outras doenças, torna tudo mais difícil”, explica o médico infectologista do Hospital Ernesto Dornelles, Cláudio Stadñik.

Como o tratamento é considerado novo, tem apenas 20 anos, ainda não se conhece por completo os efeitos colaterais que ele pode trazer no longo prazo. “A única coisa que já sabemos é que pessoas que fazem o tratamento contra o HIV tem mais chances de apresentar doenças cardiovasculares. Mas podem surgir outros efeitos, todo o remédio carrega um efeito colateral, além de que também há os efeitos caso misturado com outros remédios ao longo da vida”, fala.

Porto Alegre é hoje a capital nacional da AIDS. Sem causa definida, tudo leva a crer que o motivo seja comportamental. “A principal causa do contágio é a falta de preservativo na relação sexual. E por algum motivo a população gaúcha e porto-alegrense não tem o hábito de utilizar o preservativo em todas as relações”, esclarece Dr. Stadñik.

Por ser uma doença silenciosa, muitas pessoas não sabem que tem o vírus, e quando os sintomas aparecem, é mais difícil de tratar. Por isso, o médico diz que todos devem fazer pelo menos uma vez na vida o teste de HIV, mas principalmente pessoas com comportamento de risco, como relação sexual sem preservativo, múltiplos parceiros e uso de drogas com seringa. “Existe o que chamamos de janela imunológica, que é tempo que o organismo leva para produzir anticorpos contra a doença. Isso varia entre duas semanas e três meses. Além do exame de sangue, é aconselhado também realizar uma consulta com infectologista”, comenta o médico.

Além dos mais jovens, outra faixa etária tem chamado a atenção pelo alto índice de infecção: os idosos. Separados, viúvos, muitos estão tendo novos parceiros e não tem o costume de usar preservativo. “Além de serem mais saudáveis e ativos, hoje existem estimulantes sexuais, que aumentam a idade sexualmente ativa”, conta.

É preciso ficar atendo aos sintomas que podem indicar a presença do HIV/AIDS:

- Infecções

- Pneumonia

- Meningite

- Tuberculose

- Problemas respiratórios (tosse, falta de ar)

- Febres não explicadas

- Manchas na pele

- Emagrecimento repentino

- Diarreia recorrente sem outra causa definida.

“É importante salientar que o melhor é sempre a prevenção. HIV é uma doença séria e grave, que pode ser combatida utilizando camisinha”, finaliza o médico.

Todas as notícias


Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
UCE (01 Familiar):
10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30

Emergência (01 Familiar):
Leitos Pares: 11:00 às 11:20
Leitos Ímpares: 15:00 às 15:20

UTI (02 Familiar):
Leitos Pares 10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30 / 19:30 às 20:00

Unidade de Internação :
(02 familiares, sendo 01 por vez)
08hs às 21:00
Permanência de 30 min