Home > Novidades > Público Geral > Notícias > A psicologia como um caminho para o autoconhecimento

A psicologia como um caminho para o autoconhecimento

19-08-2015

Em tempos de redes sociais e conexões full time, imperam rostos bonitos e felizes. Pessoas cujas vidas parecem ser interessantíssimas, sem espaço para a tristeza, dúvidas ou conflitos. Tudo parece bem organizado e resolvido. Mas, sabemos que a vida não pode ser editada como as fotos postadas. Os fatos da vida têm intensidade e nem sempre são tão felizes quanto aparentam ser.

Pessoas “de verdade” choram, riem, se satisfazem, se frustram... E isso é absolutamente normal. Afinal, a vida também é feita de desafios e situações difíceis; cabe a nós enfrentá-las de uma maneira saudável. Assim, viver é escolher, é decidir! Escolhemos desde a roupa que vestiremos pela manhã, até a pessoa com quem dividiremos boa parte de nossas vidas. No entanto, as demandas cotidianas podem fazer com que nossas atitudes e decisões fiquem no "automático'', o que acarreta na  culpabilização do destino por ações ou situações difíceis na quais nos colocamos muitas vezes. É mais fácil pensar que foi "o destino que quis assim", do que assumirmos que fomos nós; que somos donos e responsáveis por nossos atos. É quando assumimos o comando de nossas vidas, no sentido de termos plena consciência de nossas escolhas devido ao autoconhecimento, que tudo passa a fazer mais sentido!

É neste momento que o psicólogo pode ajudar! Diferente do que muitos pensam, que psicólogo é para "loucos", este profissional está à disposição para auxiliar no enfrentamento de momentos ou situações de vida difíceis, que sozinhos, nem sempre conseguimos solucionar. Afinal, basta estar vivo para experienciar momentos desafiadores que podem causar sintomas de ansiedade, depressão ou algum descontrole emocional. Em meio a um momento complicado, o olhar de alguém que está fora da situação tende a ajudar a enxergar os fatos de outra maneira, contribuindo para a reflexão e tomada de decisão mais saudável.  Mas então o psicólogo vai me mostrar o caminho que devo seguir? Vai me dar as respostas que preciso? Não exatamente! Ele irá ajudar o paciente a refletir sobre sua situação, ampliando o leque de possibilidades para que juntos encontrem respostas, e assim, o paciente consiga agir de forma mais saudável, com o menor sofrimento possível. Diferente de um amigo ou de um parente, o psicólogo escutará sem julgar e sem dar conselhos. A escuta oferecida pelo psicólogo é especializada, uma vez que todo profissional embasa sua atuação em abordagens teóricas consolidadas e baseadas em evidências. Assim, o olhar lançado para a situação do paciente é diferenciado e todo o trabalho parte da vinculação construída entre paciente e terapeuta.

A psicologia é uma ciência ampla, que guarda em si diversas abordagens teóricas. Ao procurar um psicoterapeuta, o paciente tem a possibilidade de conhecer a forma de trabalho do profissional, identificar-se com ela ou não. Caso não se identifique, não há problema! Com certeza encontrará outro com quem se identifique, e assim, se vincule e consiga construir um bom trabalho terapêutico. 

Se a vida é o bem mais precioso, intransferível e de nossa plena responsabilidade, não há razão para desperdiçá-la, acomodando-se em dúvidas ou conflitos crônicos. Existem alternativas para organizar a vida com qualidade e, com certeza, um psicólogo tem muito a contribuir nesse caminho. Realizar um tratamento psicológico é investir em si mesmo!

Bárbara Rech e Tatiana Galli, 

Psicólogas Clínicas HED

Todas as notícias


Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
UCE (01 Familiar):
10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30

Emergência (01 Familiar):
Leitos Pares: 11:00 às 11:20
Leitos Ímpares: 15:00 às 15:20

UTI (02 Familiar):
Leitos Pares 10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30 / 19:30 às 20:00

Unidade de Internação :
(02 familiares, sendo 01 por vez)
08hs às 21:00
Permanência de 30 min