Home > Novidades > Imprensa > Releases > Hospital Ernesto Dornelles na luta contra o câncer de próstata

Hospital Ernesto Dornelles na luta contra o câncer de próstata

A campanha intitulada Novembro Azul foca na conscientização do cuidado da saúde masculina, e em especial, a prevenção ao câncer de próstata.

Novembro é o mês dedicado ao homem, e tem como foco alertar a importância do exame de toque para a prevenção do câncer de próstata. Para os homens, é muito comum não se preocupar com a própria saúde. Fato é, que a Sociedade Brasileira de Urologia estima que aproximadamente 44% dos homens brasileiros nunca foram ao Urologista.

O câncer de próstata é uma doença silenciosa e que não apresenta sintomas até atingir um estágio avançado. Cerca de 90% dos casos que são descobertos precocemente, têm cura. “Quando o paciente apresenta sintomas como dificuldade para urinar, e alteração da função renal, é provável que o câncer já esteja em um estágio avançado”, afirma Marcus Falcão Bohmgahren, urologista do Hospital Ernesto Dornelles.

O exame de toque acompanhado da dosagem do PSA (exame de sangue) deve ser realizado regularmente a partir dos 50 anos, e para os homens que possuem histórico familiar da doença, o cuidado começa aos 45. Segundo Bohmgahren, cerca de 20% dos casos de câncer de próstata indicam uma dosagem normal de PSA, por isso, para a efetividade do resultado deve ser realizado o exame de toque.

Alguns fatores de risco podem ser observados, como idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos), histórico familiar, sedentarismo, obesidade e afro-descendência.

Em 2014, o Instituto Nacional do Câncer estima 68 mil novos casos da doença, o que representa uma nova descoberta a cada 7,6 minutos. Uma vez diagnosticado o problema, as opções de tratamento variam. Quando descoberto precocemente, uma cirurgia para a retirada da próstata apresenta altos índices de cura.


Próstata e Câncer de Próstata, o que são?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, responsável com as vesículas seminais, pela produção do esperma. O formato assemelha-se muito com uma castanha, e fica localizada abaixo da bexiga.

O Câncer de Próstata é o segundo tipo de câncer com maior incidência entre os homens. A doença ocorre quando existe uma multiplicação desordenada as células do órgão. Se descoberto em estágio avançado, é potencialmente fatal.

Todos os releases


Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
UCE (01 Familiar):
10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30

Emergência (01 Familiar):
Leitos Pares: 11:00 às 11:20
Leitos Ímpares: 15:00 às 15:20

UTI (02 Familiar):
Leitos Pares 10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30 / 19:30 às 20:00

Unidade de Internação :
(02 familiares, sendo 01 por vez)
08hs às 21:00
Permanência de 30 min