Home > Para Profissionais da Saúde > Novidades > Clipping > Primeiro teste para ebola mostra resultado negativo

Primeiro teste para ebola mostra resultado negativo

NOVA AMOSTRA DE sangue do paciente será coletada neste domingo para confirmação final

12-10-2014

Pouco depois das 8h da manhã deste sábado, o Ministério da Saúde informou que o exame para diagnóstico do paciente suspeito de infecção pelo vírus ebola teve resultado negativo. A confirmação, porém, só deve ocorrer após a realização de um segundo teste, que será coletado 48 horas após a primeira amostra.

O estado de saúde de Souleymane Bah, 47 anos, é bom. Conforme o ministério, o paciente não apresenta febre e está mantido em isolamento total no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro. Se o caso também for descartado como ebola no novo exame, Bah sairá do isolamento e o sistema de vigilância das 64 pessoas que já tiveram contato com ele, desmontado. Para este domingo, está prevista coleta da segunda amostra de sangue, que será enviada para análise laboratorial no Instituto Evandro Chagas, no Pará, pertencente à Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.

O caso suspeito de ebola foi notificado na quinta-feira, na Unidade de Pronto Atendimento Brasília, em Cascavel (PR). O homem havia saído de Guiné, na África Ocidental, no dia 18 de setembro em um voo com conexão em Marrocos, e chegou ao Brasil no dia seguinte. Por apresentar febre e ter vindo de um dos países com casos da doença, foi classificado como suspeito. Ele continuará sendo acompanhado pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas até resolver seu caso clínico.


Ministério da Saúde descarta fechar fronteiras


Na segunda-feira, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, irá se reunir com autoridades portuárias e aeroportuárias para articular ações de orientação aos viajantes a países onde o vírus ebola está disseminado e debater medidas de controle a estrangeiros. O ministro descartou, porém, o fechamento de fronteiras:

– O procedimento indicado é esse que está sendo feito. A medida mais eficaz é avaliação na saída do país de origem, na chamada primeira linha de bloqueio.

Em entrevista coletiva concedida três horas após a divulgação do resultado do primeiro exame do caso suspeito de ebola no Brasil, Chioro repassou informações sobre medidas de vigilância e processo de isolamento do paciente, até a confirmação da segunda amostra.

– Temos de aguardar a realização do novo exame para descartar a suspeita definitivamente. O Brasil continua sendo um país com poucas chances de transmissão – afirmou o ministro.

Veículo
Zero Hora

Todos os clippings


Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
UCE (01 Familiar):
10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30

Emergência (01 Familiar):
Leitos Pares: 11:00 às 11:20
Leitos Ímpares: 15:00 às 15:20

UTI (02 Familiar):
Leitos Pares 10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30 / 19:30 às 20:00

Unidade de Internação :
(02 familiares, sendo 01 por vez)
08hs às 21:00
Permanência de 30 min